O princípio da Boa-Fé Objetiva aplicado como fonte reguladora do contrato de franquia

Autori

  • Hawylla Monteiro de Oliveira Rodrigues
  • Marcelo Luar Leite

DOI:

https://doi.org/10.12957/rsde.2025.91487

Parole chiave:

Regulação, Princípio, Boa-fé, Contrato, Franquia

Abstract

O Direito é multifacetário e dele decorrem conteúdos que ocupam grandes nichos de atuação, a exemplo do Empresarial. Com essa visão ampliada, a pretensão do presente trabalho é somar matérias que, quando aplicadas, fazem progredir demandas e geram a segurança jurídica necessária para um determinado nicho. Entre muitas possibilidades, aqui será pautado a boa-fé como base das relações contratuais, com foco sofisticado no contrato de Franquia, este que fomenta a área comercial privada. O uso associado das fontes do Direito faz surgir o que aqui será denominado de conteúdo principiológico de regulação. Ou seja, não é tipificado legislativamente ou como norma congênere, mas é imprescindível para a satisfação das partes pactuantes, sem que gere oneração excessiva para um lado delas. O ensejo permite discutir e refletir sobre práticas não postas como norma, mas que são base para a praxe empresarial.

Biografie autore

Hawylla Monteiro de Oliveira Rodrigues

Professora substituta do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduada em Direito. Advogada.

Marcelo Luar Leite

Advogado. Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA, Brasil). Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC, Portugal). Mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil). Investigador do Instituto Jurídico (FDUC). Investigador do Grupo de Pesquisa “Empresa, Consumo y Derecho” (Universidad da Coruña, Espanha). Líder do Grupo de Pesquisa “Direito, Economia e Mercados” (DIREM/UFERSA). Editor-adjunto da Revista Jurídica da UFERSA. Foi Visiting Researcher na Université de Montréal (UdeM, Canadá).

Pubblicato

2026-01-05

Come citare

Monteiro de Oliveira Rodrigues, H., & Luar Leite, M. (2026). O princípio da Boa-Fé Objetiva aplicado como fonte reguladora do contrato de franquia . Revista Semestral De Direito Empresarial, 1(36), 71–93. https://doi.org/10.12957/rsde.2025.91487

Fascicolo

Sezione

Artigos