Links patrocinados e a prática de concorrência desleal

Links patrocinados e a prática de concorrência desleal

Autores

  • Simone Menezes Gantois
  • Marcus Paulus de Oliveira Rosa

Palavras-chave:

Links Patrocinados, Concorrência Desleal, Nome Empresarial, Domínio na Internet, Título do Estabelecimento, Marca

Resumo

O objetivo desse artigo foi investigar se a conduta dos anunciantes digitais de utilizarem sinais distintivos de terceiros como palavras-chaves em motores de busca na internet deve ser considerada prática de concorrência desleal à luz do art. 195 da Lei nº 9.279/1996, em especial do inciso V, cujo teor resguarda o nome empresarial e o título do estabelecimento do uso indevido. Ao longo do trabalho buscou-se abordar as características da conduta prevista no art. 195, V, da Lei nº 9.279/1996, bem como apresentar os institutos jurídicos correlatos à prática de concorrência desleal por meio dos links patrocinados. Examinou-se a relação entre o uso indevido dos links patrocinados e a prática da concorrência desleal e, também, o funcionamento da internet e os links patrocinados divulgados pelos motores de busca. Ao final conclui-se que a conduta no ambiente virtual de utilização dos links patrocinados a partir do uso indevido de nome empresarial e título do estabelecimento configura concorrência desleal. 

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Como Citar

Gantois, S. M., & Rosa, M. P. de O. (2023). Links patrocinados e a prática de concorrência desleal. Revista Semestral De Direito Empresarial, 16(31), 167–211. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/76533

Edição

Seção

Artigos
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