VISTORIA DE CASCO: IMPACTO DAS NORMAS NACIONAIS NA SEGURANÇA DE EMBARCAÇÕES FLUVIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rno.2024.88433Resumo
O artigo explora as vistorias de casco e seu impacto na segurança das operações de navegação fluvial no Brasil, conforme regulado pelas NORMAMs (Normas da Autoridade Marítima). As vistorias são fundamentais para garantir a estabilidade, a integridade estrutural e a navegabilidade das embarcações fluviais, sendo essenciais para prevenir falhas que possam comprometer a segurança operacional. A análise aborda os principais tipos de vistorias (inicial, anual, intermediária e de renovação), detalhando os procedimentos necessários para a certificação de segurança da navegação (CSN). Além disso, o estudo enfatiza a importância de uma fiscalização rigorosa e o impacto econômico das vistorias na prevenção de acidentes e na manutenção da eficiência operacional das embarcações. O artigo também sugere a criação de um programa de incentivo à manutenção preventiva, com foco no fortalecimento da segurança e no desenvolvimento socioeconômico, além de destacar a necessidade de inovação tecnológica, como o uso de sensores de desgaste e inteligência artificial, para aprimorar os processos de inspeção e garantir a eficácia das vistorias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tarcisio de Souza Lopes , Patrícia dos Santos Matta, Neyda de la Caridad Om Tapanes, Rodolfo Salazar Perez, Flaviane Roque Oliveira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Naval e Oceânica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Naval e Oceânical, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude da aparecerem na Revista Naval e Oceânica , o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.