ANÁLISE METALOGRÁFICA DE FERROS FUNDIDOS CINZENTO E NODULAR: UMA PERSPECTIVA DE APLICAÇÕES NO SETOR NAVAL:
DOI:
https://doi.org/10.12957/rno.2024.88498Resumen
Apesar do constante desenvolvimento de novos materiais, o ferro fundido permanece indispensável em diversas aplicações devido ao seu baixo custo de produção, elevada resistência mecânica e durabilidade. Este artigo tem como objetivo caracterizar a microestrutura do ferro fundido, amplamente utilizado em áreas como a naval. Trata-se de uma liga ternária ferro-carbono-silício, com teor de carbono superior a 2,14%, cujas propriedades estruturais e mecânicas variam conforme a forma e a distribuição da grafita em sua microestrutura. Os tipos de ferro fundido cinzento e nodular possuem aplicações específicas, destacando-se pela resistência ao desgaste, boa fluidez e capacidade de suportar ciclos térmicos. A análise micrográfica realizada nas amostras confirmou que uma delas apresenta grafita lamelar do tipo B, conforme a Norma ASTM A247, caracterizando-a como ferro fundido cinzento e confirmando suas propriedades mecânicas típicas. Na amostra correspondente ao ferro fundido nodular, foi identificada a formação de grafita esferoidal, corroborando sua classificação e as propriedades associadas a esse material. A correlação entre as características microestruturais e as propriedades mecânicas é essencial para avaliar a viabilidade do uso do ferro fundido em aplicações específicas, reforçando sua relevância em diferentes setores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Beatriz Francisco de Assis , Luiza Alves Gaiga, Maria Eduarda Alexandrino Alves, Bruno Sousa da Cunha, Juliana Carera Marin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Naval e Oceânica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Naval e Oceânical, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude da aparecerem na Revista Naval e Oceânica , o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.