CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL EM CHAPAS NOVAS E DESMANTELADAS DO AÇO ASTM A131 GRAU A PARA REUTILIZAÇÃO NAVAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/rno.2024.88283Περίληψη
Um navio é construído para operar de 20 a 30 anos. O descomissionamento de navios é o ato de encerrar a operação de uma embarcação. O desmantelamento é o ato de fazer o desmonte da embarcação descomissionada. O aço provindo do desmantelamento é vendido como sucata ou pode ser reutilizado para outros fins. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo avaliar uma junta soldada via MAG de chapas provindas de sucata naval. A Fluorescência de raios X (FRX) mostrou que o material recebido estava de acordo com a norma para o aço carbono ASTM A131. Posterior ao processo de soldagem as microestruturas resultantes na junta soldada foram ferrita acicular, ferrita de contorno de grão, ferrita de Widmanstatten e martensita na Zona Fundida; ferrita, ferrita poligonal e bainita granular na Zona Termicamente Afetada; e perlita com ferrita no Metal Base. A dureza dessas regiões foi congruente com as fases constituintes delas. Com os resultados obtidos dentro do esperado, confirmou-se a contingência de soldagem da sucata naval pelo processo MAG para fins de reutilização em novas embarcações.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Πνευματική ιδιοκτησία (c) 2024 Tatiane Gonçalves Rodrigues, Millena Muniz Posso, Charles Hudson Martins de Vasconcelos, Heitor Ferreira Werner, Tetyana Gurova

Αυτή η εργασία είναι αδειοδοτημένη υπό το CC Αναφορά Δημιουργού 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Naval e Oceânica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Naval e Oceânical, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude da aparecerem na Revista Naval e Oceânica , o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.