O USO DA TECNOLOGIA QR CODE E DE OUTROS RECURSOS DIGITAIS EM ESTUDOS DE INVERTEBRADOS

Autores/as

  • Renée Soibelman Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Oscar Rocha Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.51515

Palabras clave:

Recursos digitais no ensino. Construção do conhecimento. Zoologia dos invertebrados. Smartphone. Mídias em educação

Resumen

Este artigo tem como objetivo disponibilizar uma metodologia de uso da tecnologia QR Code e outros recursos digitais na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados. Através de uma sequência didática, em uma página da Web, o projeto irá proporcionar  um enfoque investigativo no estudo deste grupo zoológico. A ideia desse projeto surgiu da necessidade de se produzir um recurso tecnológico  para se inserir o conteúdo de estudos dos invertebrados utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs), tão presentes no cotidiano dos alunos.  O professor, através de uma aula diversificada, irá conduzir os alunos a atividades e pesquisas, que serão apresentadas por meio do QR Code e links do site, objetivando promover nos discentes as competências de leitura, construções de textos e motivação para o estudo de zoologia dos invertebrados. O smartphone sendo utilizado como recurso didático será um diferencial para os alunos já que é presença constante no seu cotidiano. No  cenário atual da Covid 19, em que as aulas presenciais foram suspensas, o uso de sequência didática online poderá auxiliar os docentes como metodologia de ensino. Essa sequência didática também ficará disponibilizada em pôsteres com os códigos QR, de forma que somente com o aparelho celular com acesso a internet e com leitor de código, o professor poderá conduzir a sequência didática. Como sugestões para trabalhos futuros essa metodologia poderia ser utilizada para qualquer conteúdo de Biologia ou em qualquer outra disciplina.

Biografía del autor/a

Renée Soibelman, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora de Biologia do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) / UERJ

 

Oscar Rocha Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Zoologia/IBRAG/ UERJ

Publicado

2021-05-03

Cómo citar

Soibelman, R., & Barbosa, O. R. (2021). O USO DA TECNOLOGIA QR CODE E DE OUTROS RECURSOS DIGITAIS EM ESTUDOS DE INVERTEBRADOS. Revista Internacional De Ciências, 11(1), 61–77. https://doi.org/10.12957/ric.2021.51515