OCORRÊNCIA DE ATIVIDADE ESTROGÊNICA E ECOTOXICIDADE EM ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO GUANDU / RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.95769Resumo
Desreguladores endócrinos estrogênicos são compostos capazes de interferir no sistema hormonal, causando efeitos adversos à saúde de organismos e ao ambiente. Entre os métodos disponíveis para sua avaliação, destaca-se o ensaio in vitro Yeast Estrogen Screen (YES), amplamente utilizado para detectar atividade estrogênica em matrizes ambientais. Neste estudo, avaliou-se a atividade estrogênica das águas superficiais do rio Guandu (Rio de Janeiro, Brasil), principal manancial de abastecimento da região metropolitana. A atividade estrogênica foi determinada pelo ensaio YES, e complementada por ensaios ecotoxicológicos com Allivibrio fischeri, Daphnia similis e Danio rerio. Os resultados indicaram atividade estrogênica em 90% das amostras, com valores de E2-EQ variando entre 0,47 e 82,87 ng L⁻¹, apresentando elevada variabilidade possivelmente associada às flutuações de vazão do rio. Não foi observada citotoxicidade no ensaio YES, assegurando a confiabilidade dos resultados. Apesar da ausência de toxicidade aguda nos ensaios ecotoxicológicos, as concentrações detectadas de atividade estrogênica são associadas a efeitos adversos e podendo haver potencial risco em exposições crônicas, ressaltando a necessidade de monitoramento contínuo e amostragens sazonais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giselle Gomes, Allan dos Santos Argolo, Louise da Cruz Felix, Daniele Maia Bila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
