ANÁLISE INTEGRADA DE INDICADORES DE RISCO ECOLÓGICO EM UM ECOSSISTEMA LAGUNAR URBANO
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.95567Resumo
As lagoas costeiras são de fundamental importância, considerando sua rica biodiversidade e fauna associada, alta produtividade aquática e relevância econômica, social e turística. A Lagoa de Piratininga (LP) sofre com o assoreamento e a ocupação de suas margens devido ao processo de urbanização iniciado há mais de 20 anos. O objetivo deste estudo foi realizar uma Avaliação de Risco Ecológico (ARE) para a LP a partir de quatro linhas de evidência (LoE): Qualidade da Água, Química, Ecotoxicológica e Ecológica. Amostras de águas superficiais foram coletadas em cinco pontos de amostragem da lagoa e em uma área referência, em agosto de 2022. Os resultados da LoE de Qualidade da Água indicaram elevadas concentrações de coliformes termotolerantes (3.410.000 NMP/100 mL) e DBO (308,3 mg L⁻¹), classificando o risco como muito alto (0,80–0,89). Na LoE Química, foram detectados quatro hormônios, com destaque para o E1 (392,5 ng·L⁻¹), resultando em risco químico muito alto (0,99). A LoE Ecotoxicológica revelou atividade estrogênica entre 38,2 e 65,4 ng EQ-E2 L⁻¹, com risco variando de baixo a moderado (0,74–0,85). Na LoE Ecológica, houve predomínio de Cyanobacteria e risco alto (0,59–0,67). O Índice de Risco Ecológico Integrado foi muito alto (0,99) em todos os pontos, indicando significativo comprometimento ambiental. Os resultados refletem intensa pressão antrópica, baixa renovação hídrica e avançado processo de eutrofização. Assim, a LP apresenta risco ecológico muito alto, reforçando a necessidade de medidas urgentes de gestão ambiental e saneamento para mitigação dos impactos observados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Priscila Maria de Oliveira Muniz Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
