LIMNOSPIRA PLATENSIS COMO PLATAFORMA MULTIFUNCIONAL: PRODUÇÃO DE FICOCIANINA E BIOSSORÇÃO DE CONTAMINANTE DE PREOCUPAÇÃO EMERGENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.95215Resumo
Os contaminantes de preocupação emergente presentes em ecossistemas aquáticos constituem um desafio global para o tratamento de águas residuais e a preservação da qualidade ambiental. Entre esses compostos, o hormônio sintético 17α-etinilestradiol (EE2) destaca-se por sua elevada persistência e pela baixa remoção em processos convencionais de tratamento, representando risco potencial à biota e à saúde humana. Nesse contexto, as microalgas têm despertado crescente interesse devido à sua versatilidade biotecnológica, que combina benefícios ambientais e econômicos. Para explorar este potencial, este estudo avaliou a influência de diferentes métodos de secagem da biomassa (liofilização e estufa) sobre o rendimento de ficocianina, um pigmento proteico de alto valor comercial, produzido pela cianobatéria Limnospira platensis e investigou a reutilização do meio de cultivo em dois ciclos sucessivos de produção em escala piloto (fotobiorreator 250 L). A liofilização preservou cerca de 35% mais ficocianina em comparação à secagem em estufa. O meio reciclado sem adição de nutrientes, resultou em maior produtividade e concentração final em biomassa seca, demonstrando a viabilidade do reaproveitamento de recursos para reduzir custos operacionais. A biomassa produzida em meio reciclado apresentou elevada eficiência na remoção do desregulador endócrino 17α-etinilestradiol (EE2), evidenciando seu potencial como biossorvente alternativo. Os resultados integram os conceitos de biorrefinaria e economia circular, destacando L. platensis como plataforma multifuncional para a produção sustentável de bioprodutos e mitigação de contaminantes emergentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alenne Prince Junqueira de Moraes, Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
