AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.90982Resumo
A importância da preservação da bacia hidrográfica de Guapi/ Macacu foi evidenciada durante os anos de 2001 e 2002, uma vez que três principais cidades da região do Leste da Baía de Guanabara tiveram sérios problemas com o abastecimento de água. Este trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação ambiental da bacia hidrográfica dos rios Macacu e Guapiaçu, bem como, analisar a importância desta bacia hidrográfica no abastecimento de água das principais cidades da região Leste da Baía de Guanabara: Niterói, São Gonçalo, Guapimirm, Cachoeira de Macacu e Itaboraí. Apesar das obras realizadas pela CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), com o objetivo de manter o fornecimento d'água, a crescente demanda de água na região e os frequentes impactos ambientais presentes nos rios que compõem a bacia de Guapi/Macacu demonstraram que a situação do abastecimento de água da população pode ser comprometida, caso as autoridades competentes não tomem medidas cabíveis. Diante de tais condições, deve-se buscar o entendimento dos usuários e dos órgãos do governo através da comissão prócomitê das bacias do Leste da Guanabara, com o objetivo de apresentar o problema e discutir possíveis alternativas para otimização do uso das águas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helena Marquini Zuntini Pinto, Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, Josimar Ribeiro de Almeida, Patrícia dos Santos Matta, Raphael do Couto Pereira, Tetyana Gurova

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.