ANÁLISE PRELIMINAR DE PERIGO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.90981Resumen
O volume de esgotos sanitários lançados no solo ou em corpos d’água, em estado bruto ou insuficientemente tratado, possui expressiva carga de organismos patogênicos. A avaliação de riscos ambientais tem como principal vantagem fornecer informações sobre a tipologia de um acidente em potencial, facilitando dessa forma, a implementação de ações preventivas que minimizem a possibilidade do acidente, além de possibilitar a aplicação de medidas mitigadoras, caso ocorra o acidente. A metodologia utilizada neste trabalho para o diagnóstico do risco foi a Análise Preliminar de Perigo (APP). Essa técnica pode ser utilizada em instalações na fase inicial de desenvolvimento, nas etapas de projeto ou mesmo em unidades já em operação. Para este trabalho, a instalação da ETE foi dividida nos seguintes “módulos de análise”: elevatória, gradeamento, caixas de areia, decantadores, adensadores e secagem de lodo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Helena Marquini Zuntini Pinto, Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, Josimar Ribeiro de Almeida, Patrícia dos Santos Matta, Raphael do Couto Pereira, Tetyana Gurova

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.