ANÁLISE POR GEOPROCESSAMENTO DA PRESSÃO, ESTADO E RESPOSTA POPULACIONAL: ZONA COSTEIRA REGIÃO DE BARRA DE SÃO MIGUEL, ALAGOAS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2024.82782Palavras-chave:
Biodiversidade, Desequilíbrio, Geoprocessamento, Impacto, Pressão SocioambientalResumo
Segundo informações do MMA - Ministério do Meio Ambiente (2005), uma grande quantidade da população vive em zonas costeiras havendo a possibilidade do aumento da concentração demográfica nessas regiões. Trata – se de uma região sensível onde a qualidade ambiental, valor paisagístico e diversidade biológica estão sujeitas a pressões urbanas e industriais podendo resultar no desequilíbrio dos habitats naturais. Este estudo apresenta o modelo PER – Pressão, Estado e Resposta, aplicado aos ativos ambientais existentes na zona costeira da Região de Barra de São Miguel (RBSM), localizado no estado de Alagoas, demonstrando a atualização, análise e identificação desses ativos ambientais e de que forma ocorre a pressão socioambiental presente na área. Para tal, buscou-se comparar dados populacionais e de infraestrutura em estudo no portal site do IBGE e MMA, evidenciando os resultados e justificativas através da ferramenta de Geoprocessamento, apontando suas modificações durante o período analisado. O referido trabalho definiu as pressões sofridas na região e apontou que o aumento contínuo da população, tal como a presença de instalações pode resultar em maiores consequências de impacto na área, uma vez que, o acesso a condições básicas de higiene e saúde é preocupante. O ambiente é relatado como área prioritária para conservação da biodiversidade e Região Nordeste da Mata Atlântica, identificando unidades de conservação com importância biológica alta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raphael do Couto Pereira, Helena Marquini Zuntini Pinto, Cleber Vinicius Akita Vitorio, Josimar Ribeiro de Almeida, Leticia Cardoso Ferreira, Tatiana Santos da Cunha, Tetyana Gurova

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.