ESTIMATIVA DA VULNERABILIDADE À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU (SE)
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.81210Palavras-chave:
Geoprocessamento, Método GOD, Interpolação IDW, HidrogeologiaResumo
As águas subterrâneas desempenham um papel fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental e crescimento socioeconômico nas áreas urbanas e rurais. O estudo desse recurso hídrico é de extrema importância, visto que a explotação intensa e as atividades antrópicas impactam na quantidade e qualidade das águas subterrâneas. A avaliação da vulnerabilidade auxilia na identificação das áreas mais suscetíveis à contaminação do lençol freático, além de fomentar a gestão sustentável das águas subterrâneas. Neste sentido, este trabalho mapeia e espacializa a vulnerabilidade à contaminação das águas subterrâneas na região metropolitana de Aracaju, utilizando os métodos GOD e IDW. Para isso foram utilizados os dados litológicos, grau de confinamento do aquífero e profundidade do nível d’água de 123 poços cadastrados no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) para obtenção da vulnerabilidade pelo método GOD e o mapa de vulnerabilidade através da interpolação IDW. Os poços com vulnerabilidades baixa e média representam 46,34% e 12,19%, respectivamente e 41,46% dos poços apresentam vulnerabilidade alta à contaminação. Estes, além das características geológicas e hidrogeológicas intrinsecamente consideradas no método, estão localizados principalmente nas áreas urbanizadas e de agricultura e pastagem, classes que potencializam o risco à contaminação. Diante disso, ressalta-se a importância do planejamento ambiental no processo de uso e ocupação do solo. Nessa seara, os resultados apresentados podem ser utilizados como ferramenta no licenciamento de empreendimentos que apresentam potencial de geração de contaminantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rayane Oliveira Andrade, Paulo Sérgio de Rezende Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.