LOCAÇÃO DE CENTRO DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS POR PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2023.75125Palavras-chave:
Análise multicritério, coleta seletiva, reciclagem, cooperativas de catadores, gestão ambiental.Resumo
Os métodos de análise multicriterial para tomada de decisão vêm sendo utilizados como ferramentas de auxílio na gestão dos resíduos sólidos. O Processo Analítico Hierárquico (AHP) consiste na ordenação de decisão por níveis hierárquicos, os quais permitem uma visão global das relações entre os níveis, possibilitando ao decisor o entendimento do sistema como um todo. O objetivo foi definir uma área para a implantação de um centro de triagem de resíduos sólidos (RSU) no município de Barra dos Coqueiros, no estado de Sergipe, empregando o método multicriterial de Análise Hierárquica. O procedimento constou da análise de imagens orbitais, documentos relacionados à legislação municipal e seleção de três áreas testes. Os critérios adotados no AHP foram o tamanho da área, distância do adensamento urbano, titularidade do terreno e proximidade do sistema viário. Os resultados demonstraram que a melhor alternativa para instalação de um centro de triagem é a área C, com relação às áreas A e B. A área está situada na Rodovia Barra Atalaia Nova, afastada do adensamento urbano, possui acesso ao sistema viário, é domínio da prefeitura e possui a maior área, critério considerado de maior importância na análise hierárquica. As principais contribuições é a possibilidade da utilização do AHP para decisões envolvendo o poder público na gestão de resíduos sólidos urbanos. Importância para definir metodologias quali-quantitativas e direcionar, de forma assertiva, a seleção de terrenos para a locação de centros de triagem de RSU.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vanessa Guirra Almeida, Paulo Sérgio de Rezende Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.