AVALIAÇÃO DE IMPACTO EM SISTEMAS AQUÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2023.79782Palavras-chave:
Sistemas aquáticos, Impactos Ambientais, Ação AntropogênicaResumo
Com os avanços da tecnologia como um todo, diminuiu-se os sistemas de drenagem natural, aumentando gradativamente as interferências sobre os sistemas hídricos. Atualmente, países desenvolvidos são mais eficientes no controle de seus sistemas hidrológicos, no entanto, as interferências em tais sistemas são detectadas. A estrutura geológica, o clima e os processos geomórficos geram o terreno, sendo somente sobre este que o homem pode provocar modificações significativas. Todo o mundo, especialmente no que diz respeito ao uso da terra. O homem com sua interferência pode modificar a eficiência e capacidade de muitos depósitos de água e suas transferências. As mudanças causadas pelo homem, neste caso, são locais e intensivas, em vez de extensivas. Como exceções, existem ambientes sensíveis como rios, litorais e regiões semiáridas e subaquáticas que podem ser afetadas, além dos grandes centros urbanos e construções civis que favorecem tais mudanças. De maneira geral, o artigo aborda os efeitos da ação do homem em abreviar o tempo de degradação de tais recursos naturais e intensificar os efeitos dessas mudanças climáticas como consequência de suas ações antropogênicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elenice Rachid da Silva Lenz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.