O REGIME FISCAL SUSTENTÁVEL E OS ASPECTOS SOCIAIS DA SUSTENTABILIDADE FISCAL

Autores

  • Nathalie Ramos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfptd.2024.93307

Palavras-chave:

Regime Fiscal Sustentável, Sustentabilidade Fiscal, Justiça Fiscal, Direito Financeiro, Finanças públicas

Resumo

O presente artigo busca descrever o Regime Fiscal Sustentável, instituído pela Lei Complementar nº 200/2023, e demonstrar a importância da compreensão da sustentabilidade fiscal no âmbito social como um mecanismo de justiça fiscal e de combate às desigualdades sociais. Parte, pois, do pressuposto que uma gestão fiscal responsável deve ser capaz de promover segurança jurídica à população, amparada nos ideais de sustentabilidade fiscal, de equilíbrio orçamentário e de equidade intergeracional. Não obstante o estudo da sustentabilidade fiscal ser comumente vinculado aos aspectos econômicos e financeiros, o artigo sustenta que a sua análise deve ser sistêmica, a fim de propiciar as condições ideais para um desenvolvimento econômico justo e legítimo. Nesse sentido, torna-se essencial a interpretação da sustentabilidade fiscal abarcando os ideais de equidade intergeracional e de solidariedade social.

Biografia do Autor

Nathalie Ramos, UERJ

Doutoranda e Mestre em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ. Pós-graduanda na especialização em Direito Financeiro e Tributário pelo Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da UERJ. Advogada.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Ramos, N. (2025). O REGIME FISCAL SUSTENTÁVEL E OS ASPECTOS SOCIAIS DA SUSTENTABILIDADE FISCAL. Revista De Finanças Públicas, Tributação E Desenvolvimento, 12(19). https://doi.org/10.12957/rfptd.2024.93307