Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento vem propor uma linha editorial mais consentânea com o pluralismo que marca nossa sociedade, de modo que o direito tributário incorpore aspectos valorativos em suas categorias jurídicas. Trata-se de uma publicação anual até 2017 e semestral a partir de 2018, com artigos de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação de instituições de ensino de todo país. Todos os trabalhos são avaliados pelo sistema de double blind review, a fim de garantir a qualidade das edições.
Além disso, a Revista vem coroar o projeto iniciado com a criação do Mestrado (2010) e Doutorado (2012) em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento na UERJ, colocando-a no cenário nacional no campo da tributação. Decerto, a linha de pesquisa em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento já se tornou uma das mais concorridas do programa de Pós-Graduação da UERJ e a Revista é o espaço que proporciona aos seus pesquisadores difundir o conhecimento a partir de uma linha editorial alternativa ao formalismo que marcou o campo tributário no Brasil por muitos anos.
A Revista, de acesso inteiramente eletrônico e gratuito, é uma publicação vinculada ao Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ e adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes). Se compromete com a garantia da ética e qualidade dos artigos publicados e, por isso, espera de todas as partes envolvidas na publicação – autores, editores e pareceristas – o comportamento ético de acordo com os valores do campo científico.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos à Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento passam por processo de avaliação anônima por pares, realizada por dois pareceristas convidados pela comissão executiva (double blind review). Após a avaliação, os artigos retornam aos autores para ciência e eventuais ajustes. A comissão editorial reúne-se para avaliar o conjunto de artigos aceitos e finalizar a seleção. A comissão editorial é composta por professores doutores membros de universidades do país e estrangeiro
A partir do Volume 6, Número 7 (2018), os artigos encaminhados à RFPTD serão submetidos ao sistema de controle de prevenção de similaridade, PLAGIUS - Detector de Plágio 2.4.26. Os autores serão contactados quando o resultado do relatório emitado for positivo.
Os casos controversos derivados do processo de avaliação serão decididos pela Equipe Editorial da Revista.
Periodicidade
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento terá periodicidade semestral a partir de 2018.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos.
Histórico do periódico
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento teve o primeiro volume publicado em 2013, coroando o projeto iniciado com a criação do Mestrado (2010) e Doutorado (2012) em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento na UERJ.