A RELEVÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA NA ERA DA FAKE NEWS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfptd.2024.93301Palavras-chave:
Transparência Tributária, Fake NewsResumo
Este artigo analisa a importância da transparência tributária como mecanismo de enfrentamento às fake news em um contexto marcado pela ampla circulação de informações e pela crescente disseminação de conteúdos falsos, inclusive em temas técnicos como a tributação. Tomando como ponto de partida o caso da Instrução Normativa RFB nº 2.219/2024, o texto propõe que a efetiva implementação do princípio da transparência, recentemente incorporado à Constituição pela Emenda nº 132/2024, pode funcionar como um antídoto institucional contra a desinformação. Nesse sentido, defende-se que o Estado deve assegurar, no processo de edição de normas tributárias, a participação social, a motivação, a clareza e a comunicação explicativa e a ampla publicidade. Quando esses subprincípios são observados, promove-se um ambiente informacional mais seguro, fortalecendo a confiança nas instituições e prevenindo distorções típicas das fake news no campo fiscal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus de Freitas Batista Moitinho Alves, Ingrid Andrade Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, desde que citada a fonte.
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.