DIREITO, LINGUAGEM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ERA DAS INCERTEZAS

Autori

  • Magno de Aguiar Maranhão Junior

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfptd.2020.93287

Abstract

Na era da quarta revolução industrial, é inconcebível não sentir os impactos transformadores das novas tecnologias, mormente o que diz respeito à inteligência artificial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é de tratar de três tópicos fundamentais que estão interligados, quais sejam: direito, linguagem e inteligência artificial. Assim, o texto começa tratando da era das incertezas. Na sequência, aborda alguns aspectos sobre o direito e linguagem com espeque na filosofia jurídica e nos estudos de hermenêutica. Doravante são esposados dois casos decididos pelo Supremo Tribunal Federal que exemplificam os problemas apresentados. Por fim, é trabalhada a questão da inteligência artificial como uma ferramenta apta a auxiliar o direito na solução de questões, reunindo assim o passado, o presente e o futuro em um encontro de horizontes.

Biografia autore

Magno de Aguiar Maranhão Junior

Doutorando em Direito na linha de pesquisa em Finanças, Tributação e Desenvolvimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Direito na linha de pesquisa em Finanças, Tributação e Desenvolvimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Especialista em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Especialista em Regulação da Agência Nacional do Cinema. Professor da Fundação Técnico Educacional Souza Marques – FTESM.

Pubblicato

2025-08-06

Come citare

de Aguiar Maranhão Junior, M. (2025). DIREITO, LINGUAGEM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ERA DAS INCERTEZAS. Revista De Finanças Públicas, Tributação E Desenvolvimento, 8(11). https://doi.org/10.12957/rfptd.2020.93287