DIREITO, LINGUAGEM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ERA DAS INCERTEZAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfptd.2020.93287Resumo
Na era da quarta revolução industrial, é inconcebível não sentir os impactos transformadores das novas tecnologias, mormente o que diz respeito à inteligência artificial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é de tratar de três tópicos fundamentais que estão interligados, quais sejam: direito, linguagem e inteligência artificial. Assim, o texto começa tratando da era das incertezas. Na sequência, aborda alguns aspectos sobre o direito e linguagem com espeque na filosofia jurídica e nos estudos de hermenêutica. Doravante são esposados dois casos decididos pelo Supremo Tribunal Federal que exemplificam os problemas apresentados. Por fim, é trabalhada a questão da inteligência artificial como uma ferramenta apta a auxiliar o direito na solução de questões, reunindo assim o passado, o presente e o futuro em um encontro de horizontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Magno de Aguiar Maranhão Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, desde que citada a fonte.
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
