FILOSOFIA POLÍTICA E TRIBUTAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfptd.2025.90418Palavras-chave:
Filosofia Política, Tributo, InterdisciplinaridadeResumo
O tributo é um instrumento político, econômico, social e, como tal, se abre a indagações e investigações que ultrapassam a dogmática jurídica. A Economia, a Sociologia, a Ciência Política, a Psicologia, todas se ocupam do tributo. Contudo, os debates acerca das questões tributárias mais fundamentais se desenvolvem, marcadamente, na Filosofia Política. Como elemento essencial do estado, o tributo está ontologicamente inserido nas grandes questões normativas da Filosofia Política. Este artigo se ocupa da investigação da tributação sob a perspectiva da Filosofia Política, sendo abordadas as principais correntes do pensamento político e sua influência sobre a tributação. O objetivo é demonstrar a relevância da história de ideias políticas para o estudo crítico dos sistemas tributários, tendo a pesquisa bibliográfica como método. A conclusão é de a pesquisa interdisciplinar entre a Filosofia Política e o Direito Tributário ser a prática mais valiosa para construção de soluções para as questões tributárias mais complexas e fundamentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Alexandre de Azevedo Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, desde que citada a fonte.
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.