QUAIS OS OBSTÁCULOS METODOLÓGICOS NA ESTIMAÇÃO DOS MULTIPLICADORES FISCAIS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfptd.2025.82864Palavras-chave:
Multiplicadores fiscais, Política fiscal, Crescimento econômicoResumo
Esta pesquisa tem como finalidade reunir diversas abordagens e discussões, teóricas e empíricas, postas na literatura, sobre o desafio de estimar multiplicadores fiscais. O valor anticíclico da efetividade da política fiscal está representado por um coeficiente numérico estimado, que gira em torno de 1, chamado “multiplicador fiscal”. O tamanho e sinal do multiplicador se mostrou, ao longo de anos de estudos empíricos, extremamente sensível às características macroeconômicas de cada país. Além disso, as decisões metodológicas nas pesquisas empíricas têm se mostrado particularmente influentes na diversidade de resultados encontrados. O presente trabalho objetiva sintetizar as convergências e divergências deste debate.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julyan Lins, Marcus Vinicius Souza Pimentel dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, desde que citada a fonte.
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.