A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO FAT TAX COMO MEDIDA PROTECIONISTA / THE POSSIBILITY OF USING THE FAT TAX AS A PROTECTIVE MEASURE
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfptd.2018.36622Λέξεις-κλειδιά:
Fat tax, GATT, OMC, Liberdades fundamentaisΠερίληψη
Diante do aumento nos gastos públicos para materialização das garantias fundamentais envoltas ao acesso a um sistema de saúde, ocasionados pela má alimentação, alguns países instituíram um tributo – Fat Tax, a fim de proporcionalmente destinar os gastos aos consumidores responsáveis por tal medida. Devido ao caráter subjetivo que envolve a classificação do que poderia ser objeto da tributação ou não, é possível questionar a validade da medida e sua utilização como uma medida protecionista, apto a violar o multilateralismo e lesões ao comércio internacional, exigindo um estudo para lapidação do instrumento fiscal em questão.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, desde que citada a fonte.
A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.