Língua Adicional como resistência às políticas de silenciamento do pluralismo linguístico
Palavras-chave:
Língua adicional italiana. Ensino de língua. Ensino médio. Educação básica.Resumo
RESUMO: Recuperamos Leffa (1999) e partimos de uma reflexão sobre políticas de silenciamento (ORLANDI, 2007) e sobre gestos de resistência (PÊCHEUX, 1990) em busca de compreender como a presença da Língua Adicional nos currículos escolares é flutuante e seu comparecimento está condicionado às políticas educacionais de cada época. Outrossim, realizamos a articulação de componentes curriculares, conforme aponta Coracini (2007), para realizar uma oficina de educação linguística em língua italiana a partir do arcabouço teórico-metodológico da linguística aplicada (CAON & RUTKA, 2004) com base nas propostas curriculares de Schalatter & Garcez (2012) visando uma resposta à Lei 13.415/2017.
Palavras-chave: Língua adicional italiana. Ensino de língua. Ensino médio. Educação básica.
ABSTRACT: Abbiamo recuperato Leffa (1999) e siamo partiti da una riflessione sulle politiche di silenziamento (ORLANDI, 2007) e sui gesti di resistenza (PÊCHEUX, 1990) al fine di comprendere come la presenza della lingua aggiuntiva nei programmi di studio scolastici è fluttuante e la sua frequenza è condizionata a politiche educative di ogni epoca. Inoltre, articoliamo le componenti del curriculum, come sottolineato da Coracini (2007), per condurre un seminario sull'educazione linguistica in lingua italiana dal quadro teorico-metodologico della linguistica applicata (CAON & RUTKA, 2004) basato sulle proposte curricolari di Schalatter & Garcez (2012) in cerca di una risposta alla legge 13.415 / 2017.
Parole-chiave: Lingua aggiuntiva italiana. Insegnamento di lingua. Istruzione secondaria. Istruzione di base.
ABSTRACT: We retrieve Leffa (1999) and start from a reflection on silencing policies (ORLANDI, 2007) and on gestures of resistance (PÊCHEUX, 1990) in order to understand how the presence of the Additional Language in school curricula is fluctuating and their attendance is conditioned to educational policies of each era. In addition, we perform the articulation of curricular components, as pointed out by Coracini (2007), to carry out a workshop on language education in Italian language based on the theoretical-methodological framework of applied linguistics (CAON & RUTKA, 2004) based on Schalatter curricular proposals & Garcez (2012) for a response to Law 13.415/2017.
Keywords: Italian Additional Language. Language Teaching. High school. Basic education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).