Num relance de olhar... a estigmatização das pessoas gordas: do passado aos dias de hoje

Autor/innen

  • Silvana da S. Campos Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Francisco R. Ferreira Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Cristiane M. Seixas Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Shirley Donizete Prado Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Maria Claudia da V. S. Carvalho Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Nutrição. Instituto de Nutrição Josué de Castro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Fabiana B. Kraemer Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.19951

Abstract

Considerando o atual panorama epidêmico do excesso de peso e da obesidade no Brasil, o artigo pretende analisar como a adoção de uma visão transdisciplinar permite trazer à tona o processo em curso de moralização e estigmatização do qual são alvo as pessoas que se encontram acima peso corporal ideal. Buscamos a aproximação ao tema pela via da subjetividade a partir da compreensão dos sentidos associados ao corpo ao longo da história discutidos por Georges Vigarello e do conceito de estigma apresentado por Erving Goffman para apontar a crescente responsabilização e culpabilização do indivíduo. Algumas implicações sociais, políticas e econômicas desse fenômeno também são expostas.

Descritores: Obesidade; Moral; Estigma social; História; Peso corporal; Política.

Veröffentlicht

2015-12-21

Ausgabe

Rubrik

Artigos