Do nutricionismo à comida: a culinária como estratégia metodológica de educação alimentar e nutricional

Autores

  • Maria Fátima G. Menezes Departamento de Nutrição Social. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luciana A. Maldonado Departamento de Nutrição Social/Instituto de Nutrição/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Instituto de Nutrição Annes Dias. Secretaria Municipal de Saúde. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.19950

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) hoje se consolida como uma atividade estratégica no atual cenário de transição nutricional e nas políticas e programas. De um modelo biomédico prescritivo avança para um modelo que incorpora os determinantes sociais e reconhece a questão da cultura como elemento chave da relação do homem com o alimento. O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão crítica sobre o uso da culinária como estratégia metodológica de educação alimentar e nutricional, em especial, no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Discute-se o atual cenário da EAN, o enfrentamento das DCNT e o consequente processo de medicalização da comida. Aponta-se como perspectiva o enfoque da comida e o uso da culinária nas atividades de EAN pelo potencial de articular ciência e cotidiano, formação teórica e prática, e alimentação e cultura. Por fim, considera-se que o uso da culinária é uma ferramenta potente para reforçar um canal de diálogo entre profissionais e usuários frente aos desafios da alimentação saudável na vida contemporânea.

Descritores: Alimentos; Culinária; Educação alimentar e nutricional.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos