Ingestão alimentar de idosos em hemodiálise

Autores

  • Aline M. Martins Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Annie S. B. Moreira Departamento de Nutrição Aplicada. Instituto de Nutrição. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Carla Maria Avesani Departamento de Nutrição Aplicada. Instituto de Nutrição. Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.19898

Resumo

O número de idosos em diálise vem crescendo no Brasil e no mundo e pouco se conhece sobre a ingestão alimentar desse grupo. O objetivo deste artigo é fazer uma revisão narrativa sobre a ingestão alimentar de pacientes em hemodiálise (HD), com foco na ingestão de energia, macronutrientes, fósforo, potássio e sódio. Foi realizada uma busca na base de dados PubMed pela combinação das palavras: dietary intake, food intake, e hemodialysis, entre os anos de 1989 a 2014. Foram encontrados 20 estudos que avaliaram a ingestão alimentar de pacientes em HD, sendo dois deles sobre pacientes idosos. Dentre os 20 estudos, notou-se que a ingestão energética variou de 19 a 37 kcal/kg/dia e a ingestão proteica de 0,57 a 1,32 g/kg/dia. Com relação ao consumo de minerais, a ingestão de fósforo variou entre 507 a 903 mg/dia, a de potássio entre 1194 a 2024 mg/dia e a de sódio entre 322 a 2502 mg/dia. Os estudos que avaliaram grupos de idosos encontraram ingestão de energia e proteína menor do que do grupo de adultos. A ingestão de energia e proteínas esteve abaixo do recomendado na maioria dos trabalhos, enquanto que a de potássio e fósforo esteve adequada e a de sódio em excesso. Ademais, notou-se escassez de estudos com foco no paciente idoso em HD. Em conclusão, mais estudos a cerca do consumo alimentar de idosos em HD devem ser realizados, bem como um aconselhamento nutricional cuidadoso a fim de prevenir e atender as necessidades específicas desse grupo.

Descritores: Ingestão de alimentos; Idoso; Diálise; Insuficiência renal crônica.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos