Simulação em educação médica: uma mudança necessária

Autores

  • Renato A. Luna Serviço de cirurgia geral, Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Donn Spight Surgery simulation center, Oregon Health & Science University. Portland, OR, United States.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.13955

Resumo

A educação médica vem sofrendo uma mudança de paradigma devido a uma nova ordem social que se impõe. Esta mudança coloca a simulação como uma ferramenta eficaz para fazer frente aos novos desafios educacionais e sociais do nosso tempo. Este artigo se propõe a introduzir as formas de simulação em educação médica, com ênfase no ensino de cirurgia, bem como contextualizar a mudança de paradigma de ensino e expor alguns resultados do treinamento simulado na prática médica.

Descritores: Simulação; Simuladores; Ensino médico.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(4):57-61

doi: 10.12957/rhupe.2014.13955

Biografia do Autor

Renato A. Luna, Serviço de cirurgia geral, Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de cirurgia geral, Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Donn Spight, Surgery simulation center, Oregon Health & Science University. Portland, OR, United States.

Surgery simulation center, Oregon Health & Science University. Portland, OR, United States.

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Publicado

2014-12-30