Dimensões da educação médica

Autores

  • Mary Rangel Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde. Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.13940

Resumo

Com o objetivo de construir uma argumentação sobre a importância de que seja considerada a multidimensionalidade expressa na teoria e na prática da educação médica, este artigo recorre à metodologia do ensaio e desenvolve um encadeamento de análises sustentadas por aportes teóricos. Abordam-se as dimensões técnica, do fazer docente, humana, das relações interpessoais, e política, das ações contextualizadas, da visão criticossocial e do compromisso com as aprendizagens dos alunos, considerando-as como direito da vida cidadã. Na sequência de análises, contempla a multidimensionalidade da educação, observando-se aspectos que se aplicam ao campo da saúde. Ressaltam-se, então, os subsídios da Didática Geral, que propicia aos educadores uma base de conhecimentos sobre premissas e processos próprios da competência no exercício do magistério. Seguem-se enfoques que assinalam o redimensionamento da didática, no sentido de uma percepção mais integrada e abrangente do processo de ensinar a aprender e aprender a ensinar, ratificando-se, desse modo, a importância da multidimensionalidade da educação médica, que potencializa as contribuições das práticas docentes. Conclui-se reafirmando o valor social e pedagógico do ensino e da ação de seus protagonistas, professores e alunos, que, apropriando-se de um conhecimento atual e significativo, podem aplicá-lo à pesquisa, à extensão, ao trabalho, à sociedade. Consolida-se, nesse sentido, o princípio de que o professor-educador, com firmeza e afeto, motiva aprendizagens consistentes de seus alunos, necessárias à sua formação acadêmica para o exercício consciente e competente, socialmente engajado, da prática médica.

Descritores: Educação médica; Multidimensionalidade; Dimensões técnica, humana e política.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(4):13-18

doi: 10.12957/rhupe.2014.13940

Biografia do Autor

Mary Rangel, Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde. Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde. Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-30