Derrida, um an-arquista?

Uma reflexão desfundamental sobre verdade como escritura

Autores

Palavras-chave:

Jacques Derrida, Léxico político, An-arquia

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/85223

Este artigo tem como objetivo assinalar a possibilidade de Jacques Derrida ser considerado um filósofo da an-arquia, ou seja, um pensador que promove uma abordagem desprovida de qualquer legitimação ligada à arkhé, indicando também como o movimento de desconstrução por ele desenvolvido afeta diretamente o léxico político. Para tanto, o artigo tem como pano de fundo o modo como Derrida elaborou sua reflexão sobre a significação da verdade. Inicialmente, discutimos como a desconstrução contribui para a criação de um novo léxico político radicalmente an-árquico, lançando mão da ideia de an-arquia com base nos trabalhos de Reiner Schürmann. Em seguida, abordamos a cena da verdade estrutural e árquica a que Derrida se refere. Por fim, esclarecemos o quase-conceito de escritura. Como resultado, a pesquisa abre espaço para se reconhecer uma an-arquia ontológica na desconstrução de Jacques Derrida, possibilitando assim pensar a “verdade” an-árquica em sua relação com problemas políticos concretos, que vão desde as formas potenciais de organização social a outros modos de nos estruturarmos no mundo para além da linguagem dicionarizada da política tradicional fundada na arkhé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fransuelen Geremias Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com bolsa do CNPq, e Mestra em Filosofia pela UFMG.

Andityas Soares de Moura Costa Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Direito (UFMG) e em Filosofia (Universidade de Coimbra). Professor Associado na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de produtividade do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a quem o primeiro autor agradece a concessão da bolsa que permitiu a pesquisa necessária a este artigo. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4249-4320. E-mails: andityas@ufmg.br.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Silva, F. G., & Costa Matos, A. S. de M. (2025). Derrida, um an-arquista? : Uma reflexão desfundamental sobre verdade como escritura. Revista Direito E Práxis, 16(2), 1–29. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/85223

Edição

Seção

Artigos inéditos