Uma imaginação anticolonial: a epistemologia do abolicionismo penal em torno dos sentidos da violência / An anti-colonial imagination: the epistemology of penal abolitionism around the meanings of violence

Autores

Palavras-chave:

Abolicionismo penal, Violência, Colonialismo / Abolicionism, Violence, Colonialism.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2020/57082.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar a epistemologia do abolicionismo penal como um campo fértil para pensar os sentidos da violência, especialmente, no tocante ao contexto e permanências das violências coloniais. Assim, partindo de uma linguagem-percurso para imaginar novas sociabilidades que não se pautem em uma única saída para as situações-problema.

Palavras-chave: Abolicionismo penal; Violência; Colonialismo.

Abstract

This article aims to explore the epistemology of penal abolitionism as a fertile field for thinking about the meanings of violence, especially with regard to the context and permanence of colonial violence. Thus, starting from a language-route to imagine new sociability that is not based on a single solution to the problematic situations.

Keywords: Abolicionism; Violence; Colonialism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória de Oliveira Monteiro, Universidade Federal do Pará

Mestra em Direito com área de concentração em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Especialista em Ciências Criminais pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Graduada em Direito pelo CESUPA. Pesquisadora do Grupo Cabano de Criminologia (GCRIM) e do Grupo de Estudos sobre as Normalizações Violentas das Vidas na Amazônia (CESIP-MARGEAR). Advogada.

Roberta Amaral Damasceno, Grupo de Estudos sobre as Normalizações Violentas das Vidas na Amazônia (CESIP-MARGEAR)

Mestra em Direito com área de concentração em Direitos Humanos, Arte e Sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora do Grupo de Estudos sobre as Normalizações Violentas das Vidas na Amazônia (CESIP-MARGEAR) e do Grupo Cabano de Criminologia (GCRIM).

Rômulo Fonseca Morais, Escola Superior Madre Celeste - ESMAC

Professor de  Criminologia e Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC/PA),  Doutorando em Direito Pelo PPGD da UERJ e Pesquisador do Grupo Cabano e Criminologia.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Monteiro, V. de O., Amaral Damasceno, R., & Fonseca Morais, R. (2021). Uma imaginação anticolonial: a epistemologia do abolicionismo penal em torno dos sentidos da violência / An anti-colonial imagination: the epistemology of penal abolitionism around the meanings of violence. Revista Direito E Práxis, 12(1), 497–523. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/57082