Aprender ensinando: relato de um processo de formação complementar de professores de Português Língua Não Materna

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Português Língua Estrangeira, Conhecimento Didático

Resumo

Este artigo constitui-se em um relato de atividades de formação docente complementar realizadas no Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES). Traça uma linha do tempo das diferentes estratégias adotadas e desafios enfrentados pelo projeto para garantir uma formação específica em Português Língua Não Materna a graduandos em Letras da UERJ. Ressalta a importância do conhecimento didático, especialmente do planejamento de aula e da produção de materiais didáticos em equipe, para professores-estagiários no processo de formação.

Biografia do Autor

Débora Marinho Guerra, Casa do Brasil en México Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Débora Guerra, doutora em Letras, Língua Portuguesa, com foco em Língua Portuguesa para Estrangeiros, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES/UERJ). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8408227197297455.

Patrick Santos de Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Patrick Melo, mestrando em Letras, Língua Portuguesa, com foco em Língua Portuguesa para Estrangeiros, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES/UERJ). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2433173338276107.

Referências

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Reflexão acerca da mudança de crenças sobre o sensino e aprendizagem em línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 109 - 138, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1984-63982007000200006> . Acesso em: 01 dez. 2021.

BRASIL, 2001. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>.

CARDOSO, Mara Yáskara Nogueira Paiva; SILVA, Ana Caroline Castelli da. Metodologia para construção de materiais didáticos na EaD: do plano de ensino ao roteiro de tutoria. In: Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/1152008220039.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2021.

FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454 > . Acesso em: 01 dez. 2021.

GUERRA, Débora Marinho. Formação de professores de português para estrangeiros no Brasil: das primeiras letras aos cursos de Letras. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. <https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/6881>. Acesso em: 01 dez. 2021.

RIBEIRO, Alexandre do Amaral; GUERRA, Débora Marinho; "Produção de materiais didáticos e planejamento de aula em equipe: a experiência de formação de professores do NUPPLES/UERJ", p. 121-133. In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-011.

RODRIGUES, L; CRUZ, S. O; MENDES, E. O Português Língua Estrangeira (PLE) / Segunda Língua (PL2) na UFBA: institucionalização, desafios e prospecções. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, 2021, pp. 648–669. DOI: 10.9771/ell.v0i68.41958. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/41958 Acesso em 01 dez. 2021

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Guerra, D. M., & de Melo, P. S. (2022). Aprender ensinando: relato de um processo de formação complementar de professores de Português Língua Não Materna. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 1(1), 52–64. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/69341