Aprender ensinando: relato de um processo de formação complementar de professores de Português Língua Não Materna
Keywords:
Formação docente, Português Língua Estrangeira, Conhecimento DidáticoAbstract
Este artigo constitui-se em um relato de atividades de formação docente complementar realizadas no Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES). Traça uma linha do tempo das diferentes estratégias adotadas e desafios enfrentados pelo projeto para garantir uma formação específica em Português Língua Não Materna a graduandos em Letras da UERJ. Ressalta a importância do conhecimento didático, especialmente do planejamento de aula e da produção de materiais didáticos em equipe, para professores-estagiários no processo de formação.
References
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Reflexão acerca da mudança de crenças sobre o sensino e aprendizagem em línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 109 - 138, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1984-63982007000200006> . Acesso em: 01 dez. 2021.
BRASIL, 2001. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>.
CARDOSO, Mara Yáskara Nogueira Paiva; SILVA, Ana Caroline Castelli da. Metodologia para construção de materiais didáticos na EaD: do plano de ensino ao roteiro de tutoria. In: Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/1152008220039.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2021.
FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454 > . Acesso em: 01 dez. 2021.
GUERRA, Débora Marinho. Formação de professores de português para estrangeiros no Brasil: das primeiras letras aos cursos de Letras. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. <https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/6881>. Acesso em: 01 dez. 2021.
RIBEIRO, Alexandre do Amaral; GUERRA, Débora Marinho; "Produção de materiais didáticos e planejamento de aula em equipe: a experiência de formação de professores do NUPPLES/UERJ", p. 121-133. In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-011.
RODRIGUES, L; CRUZ, S. O; MENDES, E. O Português Língua Estrangeira (PLE) / Segunda Língua (PL2) na UFBA: institucionalização, desafios e prospecções. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, 2021, pp. 648–669. DOI: 10.9771/ell.v0i68.41958. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/41958 Acesso em 01 dez. 2021
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REPLI utiliza a licença CC BY-NC 4.0 do Creative Commons (CC), preservando assim a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
A REPLI informa, também, que todos os textos publicados são de autoria de seu(s) autor(es), não cabendo à revista, seus editores ou organizadores nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo publicado.