O lugar da primeira língua (L1) em aula de segunda língua/língua estrangeira: reflexões para o ensino de português para estrangeiros

Autores

Palavras-chave:

Língua Materna, Segunda Língua, Língua Estrangeira, Português do Brasil, Ensino e Aprendizagem de PL2E.

Resumo

O presente artigo aborda a questão do emprego da primeira língua (L1) na sala de aula de segunda língua ou de língua estrangeira, colocando em xeque a ideia comum de que a primeira língua (L1) deve ser totalmente evitada durante o processo de ensino-aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira (L2/E). Em paralelo, aponta para o uso do inglês como primeira língua (L1) em aulas de Português como L2/E, propondo que aquela primeira língua não seja rejeitada em sala, mas sim abraçada como um recurso a mais para o aprendiz adulto de PL2/E. 

Biografia do Autor

Cecília Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela UERJ (2006). Na PUC-Rio concluiu Metrado (2009) e Doutorado (2013) em Letras / Estudos da Linguagem. Nessa mesma universidade ocupa o cargo de Professor do Departamento de Letras, atuando na Cadeira de Português como Segunda Língua para Estrangeiros (PL2E), tanto em nível de graduação como de pós-graduação lato sensu. Compõe o corpo docente do Curso de Formação de Professores de Português para Estrangeiros (PUC-Rio), lecionando a disciplina Português Oral e Escrito: Produção e Compreensão.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Carvalho, C. (2022). O lugar da primeira língua (L1) em aula de segunda língua/língua estrangeira: reflexões para o ensino de português para estrangeiros. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 1(1), 80–90. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/68627