Formação de professores de PLE na extensão universitária: peças de um mosaico
Keywords:
Formação de professores, Extensão universitária, Português língua estrangeiraAbstract
Este artigo pretende refletir sobre a formação inicial de professores de PLE no âmbito da extensão universitária. Para tanto, parte da análise de documentos que apresentam as diretrizes da extensão para verificar, então, comoprofessores que passaram por esse processo formativo narram suas experiências. As narrativas sobre a formação inicial de professores de PLE foram coletadas entre egressos da área de PLE do projeto de extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (CLAC), da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas narrativas foram coletadas no âmbito do projeto Rememorar: narrativas docentes, entre monitoresque atuaram no projeto em diferentes períodos. Desse modo, partimos de dois documentos: i) a Política Nacional de Extensão Universitária, de 2012, eii)Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, de 2018, para refletirmos sobre a formação inicial em PLE na extensão universitária, cotejando ações propostas pela coordenação do projeto de PLE com as narrativas de ex-monitores.
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