Reflexões e ações para a formação de professores de português como língua não materna na UFF

Autores/as

  • Adriana Leite do Prado Rebello Universidade Federal Fluminense
  • Cirlene de Sousa Sanson Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Formação de Professores. Ensino de português língua não materna.

Resumen

Este artigo apresenta ações da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a formação de professores de português como língua não materna (PLNM). A universidade, desde a década de 1980, empreende ações na graduação, pós-graduação e extensão, visando à formação de estudantes aspirantes a professores de PLNM. Esse investimento realiza-se em diversas frentes: na disciplina destinada a iniciação na área de estudantes de graduação; no curso lato sensu de formação de professores de português língua não materna; na atuação junto à pós-graduação stricto sensu; na oferta de estágio para estudantes de graduação no programa PEC-G; no oferecimento de atuação supervisionada em diversos programas da instituição destinados ao ensino de PLNM. Além disso, a UFF sediou duas associações de professores da área, ministrando cursos e oficinas, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento de professores já atuantes nesse tipo de ensino e colaborando para aqueles que desejavam uma formação inicial.
Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino de português língua não materna.

Biografía del autor/a

Adriana Leite do Prado Rebello, Universidade Federal Fluminense

 Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Formação de Professores de Português para Estrangeiros pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio, com dissertação defendida na área de Português Língua Estrangeira; Doutorado em Letras (Estudos de Linguagem) pela UFF, com tese defendida na área de Português Língua Estrangeira. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, com atuação na área de português para estrangeiros em nível de graduação, pós-graduação e extensão.

Cirlene de Sousa Sanson, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (Português/Francês - 2001), Mestre em Letras (Estudos da Linguagem -2004) e Doutora em Letras (Estudos da linguagem -2011) pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF - Setor de Português para Estrangeiros (desde 2015), onde atualmente é Coordenadora do Curso de Português oferecido aos estudantes Pré PEC-G (MEC/MRE) e Coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras.

Citas

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. O ensino de português como língua não materna: concepções e contextos de ensino. Disponível em: https://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2021.

BENNETT, Milton J. Intercultural communication: a current perspective. In: BENNETT, Milton J. Basic Concepts of intercultural communication: selected readings. Yarmouth: Intercultural Press, 1998. P. 1-34.

BRASIL. Ministério da Educação. Idiomas sem fronteiras. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < https://isf.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 nov. 2021.

LEFFA, Vilson J.(org.) O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006.

REBELLO, Adriana et al. Português do Brasil para estrangeiros: homenagem à professora Norimar Júdice. Niterói: Intertexto, 2017. p. 209-221.

Publicado

2022-08-01

Cómo citar

Rebello, A. L. do P., & Sanson, C. de S. (2022). Reflexões e ações para a formação de professores de português como língua não materna na UFF. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 1(1), 31–38. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/64132