Reflexões e ações para a formação de professores de português como língua não materna na UFF
Schlagworte:
Formação de Professores. Ensino de português língua não materna.Abstract
Este artigo apresenta ações da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a formação de professores de português como língua não materna (PLNM). A universidade, desde a década de 1980, empreende ações na graduação, pós-graduação e extensão, visando à formação de estudantes aspirantes a professores de PLNM. Esse investimento realiza-se em diversas frentes: na disciplina destinada a iniciação na área de estudantes de graduação; no curso lato sensu de formação de professores de português língua não materna; na atuação junto à pós-graduação stricto sensu; na oferta de estágio para estudantes de graduação no programa PEC-G; no oferecimento de atuação supervisionada em diversos programas da instituição destinados ao ensino de PLNM. Além disso, a UFF sediou duas associações de professores da área, ministrando cursos e oficinas, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento de professores já atuantes nesse tipo de ensino e colaborando para aqueles que desejavam uma formação inicial.
Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino de português língua não materna.
Literaturhinweise
ALMEIDA FILHO, José Carlos P. O ensino de português como língua não materna: concepções e contextos de ensino. Disponível em: https://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2021.
BENNETT, Milton J. Intercultural communication: a current perspective. In: BENNETT, Milton J. Basic Concepts of intercultural communication: selected readings. Yarmouth: Intercultural Press, 1998. P. 1-34.
BRASIL. Ministério da Educação. Idiomas sem fronteiras. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < https://isf.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 nov. 2021.
LEFFA, Vilson J.(org.) O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006.
REBELLO, Adriana et al. Português do Brasil para estrangeiros: homenagem à professora Norimar Júdice. Niterói: Intertexto, 2017. p. 209-221.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A REPLI utiliza a licença CC BY-NC 4.0 do Creative Commons (CC), preservando assim a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
A REPLI informa, também, que todos os textos publicados são de autoria de seu(s) autor(es), não cabendo à revista, seus editores ou organizadores nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo publicado.