Politicas Linguísticas: Tendências glotofagicas do português no subsistema de Ensino em Angola.

Autores

Palavras-chave:

Politicas linguísticas, Português, Sub sistema de educação

Resumo

Este trabalho tem como foco as políticas linguísticas no sub- sistema de ensino em Angola Nesse contexto, a questão que se pretende responder no trabalho é a seguinte: Será que a língua portuguesa em Angola continua a ser a única língua de escolarização em todos sub- sistema de ensino? Diante disso, o objetivo desse trabalho é investigar as políticas linguísticas traçadas pelo Estado angolano após a conquista de independência nacional em 1975 e as possíveis implicações da escolha de português como língua de escolarização no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que conta, principalmente, com a participação dos seguintes trabalhos: Calvet (2007), Ponso (2009), Vatomene (1988), dentre outros. Conclui-se que: Após a proclamação da Independência Nacional em Angola em 11 de Novembro de 1975, o português ganha um estatuto de língua nacional e consequentemente exerce na sociedade angolana uma tripla função: Língua de Unidade Nacional; Língua de Comunicação Oficial; Língua de Ensino.

Biografia do Autor

Eduardo David Ndombele, Instituto Superior de Ciências de Educação

Docente afecto ao Departamento de Ensino e Investigação de Letras modernas do ISCED- Angola 

Doutorando em Inovação Educativa pela Universidade Catolica de Moçambique 

Referências

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Ndombele, E. D. (2023). Politicas Linguísticas: Tendências glotofagicas do português no subsistema de Ensino em Angola. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(2), 107–121. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63913