Revista de Estudos de Português Língua Internacional: potencial para o ensino e a pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Revista acadêmica, Ensino, Pesquisa, Português Língua Internacional

Resumo

Diante de um cenário com maior interação política, econômica, social e cultural entre os países, em escala global, as línguas ocupam um papel primordial nessa relação – ainda que nem sempre tenham recebido atenção especial quanto a isso no âmbito acadêmico. Da mesma forma, ainda que o processo de globalização venha se desenhando há séculos e influencie nos modos de expansão, promoção e difusão das línguas, nem sempre é possível dizer que tenha existido clareza nessas etapas. É o caso em que se insere a língua portuguesa hoje: apesar de ocupar uma posição sólida entre as dez línguas mais faladas no mundo e possuir força demográfica, político-cultural e econômica, são bastante recentes as iniciativas governamentais planejadas e calculadas de promoção internacional da língua, notavelmente através da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Diante do cenário exposto, na UERJ, houve a articulação para a criação da Revista de Estudos de Português Língua Internacional (REPLI), em fase de implantação, como uma das ações de políticas linguísticas que possam fazer frente a esse novo contexto internacional dos países e de suas línguas. Na presente comunicação, objetivamos apresentar o potencial que uma revista acadêmica pode ter na preparação e orientação para o ensino e a pesquisa a partir de duas frentes: (i) o impacto da revista na formação e atualização de professores, a fim de que futuramente estes possam estar aptos para ensinarem o Português como Língua Não-Materna e (ii) o potencial formativo, de ensino e pesquisa de uma revista que é a única publicação brasileira que aborda exclusivamente a dimensão do português como língua internacional.

Biografia do Autor

Giuliana de Alcantara Giglio Linhares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras pela UERJ. Atualmente é bolsista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa

Giulia Nascimento de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras (Pt-Fr) pela UERJ

Referências

BRYDON, D. Local needs, global contexts: learning New Literacies. IN: MACIEL, R.; ARAÚJO, V. (Orgs.) Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Política linguística do Estado brasileiro na Contemporaneidade: a institucionalização de mecanismos de promoção da língua nacional no exterior". 2012. 350 f. (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

GRADIM, Anabela; MORAIS, Ricardo. Tendências atuais na publicação científica: o português como língua de ciência. OBS*Lisboa, v. 10, n. 3, p. 119-134, out. 2016. GRADIM, Anabela; PIÑEIRO-NAVAL, Valeriano. Políticas para português e espanhol: a segunda língua de publicação do mundo em teia da ciência. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.29, n.2, p. 145-160, abr./jun. 2019.

MACÁRIO, Maria João; SÁ, Cristina Manuela; GOMES, Belinda. Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal: um estudo na formação inicial de professores. Revista UILPS. Santarém, Portugal: Politécnico de Santarém, 2016. Disponível em https://bit.ly/2UH79co - acesso em 19/06/2021 às 21h57.

MEYER, Rosa Marina de Brito. A nova presença internacional da língua portuguesa. In: MEYER, Rosa Marina de Brito; ALBUQUERQUE, Adriana. Português: uma Língua Internacional. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2015.

MEYER, Rosa Marina de Brito; ALBUQUERQUE, Adriana. Português: uma Língua Internacional. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2015

OLIVEIRA, Gilvan. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 52, p. 409-433, 2013

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Português Língua Internacional. In: RIBEIRO, Alexandre do Amaral. Português do Brasil para estrangeiros: políticas, formação, descrição. Campinas/SP: Pontes Editores, 2018.

RIBEIRO, Alexandre do Amaral. Português do Brasil para Estrangeiros: políticas, formação, descrição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018

__________. Ensino de português do Brasil para estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas. Rio de Janeiro: Epublik, 2016.

SCHMIDT, J. R. To ELF or not ELF?” (English as Língua Franca): That 's the question for Applied Linguistics in a globalized world. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 249-284, 2012

STREET, Bryan V. Understanding and defining literacy. Unesco, 2006 – disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001461/146186e.pdf - acesso em 28/06/2021 às 21h39

Downloads

Publicado

2023-03-01

Como Citar

Linhares, G. de A. G., & Mello, G. N. de. (2023). Revista de Estudos de Português Língua Internacional: potencial para o ensino e a pesquisa. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(2), 100–106. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63910