Revista de Estudos de Português Língua Internacional: potencial para o ensino e a pesquisa
Palavras-chave:
Revista acadêmica, Ensino, Pesquisa, Português Língua InternacionalResumo
Diante de um cenário com maior interação política, econômica, social e cultural entre os países, em escala global, as línguas ocupam um papel primordial nessa relação – ainda que nem sempre tenham recebido atenção especial quanto a isso no âmbito acadêmico. Da mesma forma, ainda que o processo de globalização venha se desenhando há séculos e influencie nos modos de expansão, promoção e difusão das línguas, nem sempre é possível dizer que tenha existido clareza nessas etapas. É o caso em que se insere a língua portuguesa hoje: apesar de ocupar uma posição sólida entre as dez línguas mais faladas no mundo e possuir força demográfica, político-cultural e econômica, são bastante recentes as iniciativas governamentais planejadas e calculadas de promoção internacional da língua, notavelmente através da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Diante do cenário exposto, na UERJ, houve a articulação para a criação da Revista de Estudos de Português Língua Internacional (REPLI), em fase de implantação, como uma das ações de políticas linguísticas que possam fazer frente a esse novo contexto internacional dos países e de suas línguas. Na presente comunicação, objetivamos apresentar o potencial que uma revista acadêmica pode ter na preparação e orientação para o ensino e a pesquisa a partir de duas frentes: (i) o impacto da revista na formação e atualização de professores, a fim de que futuramente estes possam estar aptos para ensinarem o Português como Língua Não-Materna e (ii) o potencial formativo, de ensino e pesquisa de uma revista que é a única publicação brasileira que aborda exclusivamente a dimensão do português como língua internacional.
Referências
BRYDON, D. Local needs, global contexts: learning New Literacies. IN: MACIEL, R.; ARAÚJO, V. (Orgs.) Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011
DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Política linguística do Estado brasileiro na Contemporaneidade: a institucionalização de mecanismos de promoção da língua nacional no exterior". 2012. 350 f. (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
GRADIM, Anabela; MORAIS, Ricardo. Tendências atuais na publicação científica: o português como língua de ciência. OBS*Lisboa, v. 10, n. 3, p. 119-134, out. 2016. GRADIM, Anabela; PIÑEIRO-NAVAL, Valeriano. Políticas para português e espanhol: a segunda língua de publicação do mundo em teia da ciência. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.29, n.2, p. 145-160, abr./jun. 2019.
MACÁRIO, Maria João; SÁ, Cristina Manuela; GOMES, Belinda. Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal: um estudo na formação inicial de professores. Revista UILPS. Santarém, Portugal: Politécnico de Santarém, 2016. Disponível em https://bit.ly/2UH79co - acesso em 19/06/2021 às 21h57.
MEYER, Rosa Marina de Brito. A nova presença internacional da língua portuguesa. In: MEYER, Rosa Marina de Brito; ALBUQUERQUE, Adriana. Português: uma Língua Internacional. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2015.
MEYER, Rosa Marina de Brito; ALBUQUERQUE, Adriana. Português: uma Língua Internacional. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2015
OLIVEIRA, Gilvan. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 52, p. 409-433, 2013
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Português Língua Internacional. In: RIBEIRO, Alexandre do Amaral. Português do Brasil para estrangeiros: políticas, formação, descrição. Campinas/SP: Pontes Editores, 2018.
RIBEIRO, Alexandre do Amaral. Português do Brasil para Estrangeiros: políticas, formação, descrição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018
__________. Ensino de português do Brasil para estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas. Rio de Janeiro: Epublik, 2016.
SCHMIDT, J. R. To ELF or not ELF?” (English as Língua Franca): That 's the question for Applied Linguistics in a globalized world. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 249-284, 2012
STREET, Bryan V. Understanding and defining literacy. Unesco, 2006 – disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001461/146186e.pdf - acesso em 28/06/2021 às 21h39
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REPLI utiliza a licença CC BY-NC 4.0 do Creative Commons (CC), preservando assim a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
A REPLI informa, também, que todos os textos publicados são de autoria de seu(s) autor(es), não cabendo à revista, seus editores ou organizadores nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo publicado.