Curso de português língua estrangeira online para estudantes candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação em tempos de pandemia

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Resumo

Este artigo descreve o planejamento pedagógico de um curso on line de Português Língua Estrangeira a estudantes candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pré-PEC-G) no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR). Em 2021 o curso é realizado integralmente no formato remoto, sendo composto de atividades síncronas e assíncronas associando aulas em tempo real, atividades no aplicativo Learning Apps e um curso de português língua estrangeira online (SHIBAYAMA, 2020). A composição do curso apresentado está em andamento no primeiro semestre de 2021 e reflete uma visão de construção coletiva e colaborativa de conhecimento através do uso de tecnologia (LÉVY, 1999) e tendo como base construtos teóricos do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Santos, 2014).

Biografia do Autor

Ayumi Nakaba Shibayama, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em estudos linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2020). Possui graduação em Letras Japonês pela Universidade Federal do Paraná (2018), Letras Francês pela Universidade Federal do Paraná (2008), especialização em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Franciscano (2001), bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). É professora de Português como Língua Estrangeira e Francês e atua como analista em projetos educacionais da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e da Cultura na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e tecnologias.

Jovania Maria Perin Santos, Fundação da Universidade Federal do Paraná - Funpar

Possui licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná (1993). É especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas - Português como Língua Estrangeira (2000), mestre em Estudos Linguísticos pela UFPR (2014) e doutora em Letras (2021) pela mesma instituição. Foi assessora da coordenação do curso de PLE do Celin-UFPR no período de 2008 a 2014. É funcionária CLT (20 horas) da Fundação da Universidade Federal do Paraná - Funpar - como Analista para Assuntos Educacionais. Produz materiais didáticos para o curso de PLE presencial e à distância no Celin-UFPR e também é tutora do curso PLEaD. É aplicadora, desde 2006, do CELPE-BRAS (Exame de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros) organizado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura). Elaborou conteúdo para disciplinas do curso de Letras do Centro Universitário UNINTER. É professora de Português como língua estrangeira na escola Littera Brasil desde 2019. É integrante do grupo de pesquisa CEVEP (Centro de Estudos Vênetos do Paraná) e participa da produção de materiais didáticos para o ensino de Talian (sua língua de herança)

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Shibayama, A. N., & Santos, J. M. P. (2023). Curso de português língua estrangeira online para estudantes candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação em tempos de pandemia. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(2), 82–99. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63907