Curso de português língua estrangeira online para estudantes candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação em tempos de pandemia
Resumo
Este artigo descreve o planejamento pedagógico de um curso on line de Português Língua Estrangeira a estudantes candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pré-PEC-G) no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR). Em 2021 o curso é realizado integralmente no formato remoto, sendo composto de atividades síncronas e assíncronas associando aulas em tempo real, atividades no aplicativo Learning Apps e um curso de português língua estrangeira online (SHIBAYAMA, 2020). A composição do curso apresentado está em andamento no primeiro semestre de 2021 e reflete uma visão de construção coletiva e colaborativa de conhecimento através do uso de tecnologia (LÉVY, 1999) e tendo como base construtos teóricos do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Santos, 2014).
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BRASIL. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros: Manual do Aplicador. Secretaria de Educação Superior (SESU). Brasília: MEC, 1998. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/CelpeBras/manualcandidato2006.pdf>. Acesso em 20/04/2021
______. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual do Examinando do Exame Celpe-Bras. Brasília, DF, 2011.
______. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual do Examinando do Exame Celpe-Bras. Brasília, DF, 2015.
BOSCH, V. Língua e cultura no ensino de PLE: visões de professores do Celin-UFPR a partir do uso de material didático. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, 2015.
CELIN. Relatório de Gestão 2008-2012 / Universidade Federal do Paraná. Centro de Línguas e Interculturalidade. Curitiba, 2013.
CENTRO DE LÍNGUAS E INTERCULTURALIDADE. Português Língua Estrangeira, 2017. Disponível em http://www.celin.ufpr.br/portal/ple/pre-pecg/ Acesso em em 20 de abril de 2018.
CLARK, H. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução, 9:49-71. Porto Alegre: Instituto de Letras, UFRGS, 2002. Título original: Using Language
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização / Patrick Charaudeau; [coordenação da equipe de tradução Angela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado]. – 2. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br Acesso em 02 de agosto de 2021.
INTERAÇÃO. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013. Disponível em http://www.priberam.pt/dlpo/chave. Acesso em 20 de abril de 2018.
LEARNING APPS Site official. Disponível em < http://learningapps.org/>. Acesso em 20/04/2021
LEFFA, V. J. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: Congresso IberoAmericano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Buenos Aires. Anais, 2014, p. 1-12.
_______ . Interação simulada: Um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual. In: Vilson J. Leffa. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. 2 ed. Pelotas: EDUCAT, 2006, v. 1, p. 181-218
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARQUES, J. Discurso sobre gênero e sexualidade em materiais didáticos de língua estrangeira: um estudo no âmbito do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), 2020. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Setor de Ciência Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2020.
MENEZES, E. R. Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do Celin-UFPR. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, 2015.
MOHR, D. Português para hispanofalantes no Celin: uma alternativa para o ensino de gêneros escritos. Dissertação de mestrado, pós-graduação em Letras - Universidade Federal do Paraná, 2007.
RUANO, B. P. O método Tandem como sistema de aprendizagem autônomo de língua estrangeira: programa Tandem Celin, 2012.
RUANO, B. P., DINIZ, G. L., RAGGIO, I. Z., de OLIVEIRA, L. C., & FERREIRA, R. M. S. O Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) no Celin-UFPR: uma experiência de ensino no Celin-UFPR. In: RUANO, B. P.; SANTOS, J. M. P.; SALTINI, L. M. L. Cursos de português como língua estrangeira no CELIN-UFPR: Práticas docentes e experiências em sala de aula. Curitiba: Editora UFPR, 2016.
SALTINI, Lygia Maria Leite et al. Português para estrangeiros a distância: uma experiência do Celin/UFPR. Revista X, [S.l.], v. 2, dez. 2012. ISSN 1980-0614.
SANTOS, J. M. P. Propostas de critérios para elaboração de unidades temáticas e de enunciados de tarefas em contexto de ensino de PLE no Celin-UFPR. 148 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
SANTOS, J. M. P. Estudo sobre os pronomes de terceira pessoa em posição de objeto direto e a formação de professores de português língua não materna. 249 p. Tese de doutorado (Estudos Gramaticais) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
SKRZYPIEC, L. H. Quem tem medo de ciência: Produção e avaliação de material didático de português para hispanófolos no Celin-UFPR. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, 2017.
SCHLATTER, M. Celpe-Bras: Avaliação, ensino e formação de professores de português como língua adicional. 2014. Disponível em http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/historia, Acesso em jun. 2021.
SHIBAYAMA, A. N.; KLUGE, D. C.; OLMO, F. J. C. Estudo sobre o ensino de língua estrangeira e a modalidade híbrida, p. 238-257. In: VASCONCELOS, A. W. S (Ed). Linguística, Letras e Artes: Sujeitos, Histórias e Ideologias, 276 p. Editora Atena. Ponta Grossa - PR.2021.
SHIBAYAMA, A. N.; SANTOS, J. M. P. Português como língua estrangeira a distância (PLEaD): considerações sobre a elaboração do curso piloto e formação de professores. In: Bruna Pupatto Ruano; Jovânia Maria Perin Santos; Lygia Maria Leite Saltini. (Org.). Cursos de português como língua estrangeira no Celin-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. 1ed. Curitiba: Editora UFPR, 2016, v. 1, p. 271-290.
SHIBAYAMA A. N., BOGANIKA L. Reflexões sobre ensino de português língua estrangeira a distância no âmbito do acordo de mestrado bilateral UFPR/UGA. In: SIMPÓSIO SOCIEDADE INTERNACIONAL PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA, ISBN: 978-85-7846-528-5. Anais do Simpósio, Londrina: SIPLE, 2018, p. 339-349. Disponível em https://assiple.org/anais/ Acesso em 20 de março de 2019.
SHIBAYAMA, A. N.; ANUNCIACAO, R. F. M. Reflexões sobre a criação de um ambiente virtual de aprendizagem para ensino de português como língua estrangeira no contexto de internacionalização da UFPR. 2017. Trabalho apresentado no III Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas.
SHIBAYAMA, A. N.; SANTOS, J. M. P. Elaboração de um teste nivelamento para curso a distância de PLE: experiência realizada no Celin-UFPR. 2017.Trabalho apresentado no IV Sincelpe – Simpósio Internacional Celpe-Bras.
SHIBAYAMA, A. N.. A perspectiva acional no ensino de português como língua estrangeira. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2017, Lecce, Itália. De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Lecce: Università del Salento, 2015. v. 1. p. 3785-3804.
SHIBAYAMA, A. N. Análise da experiência dos aprendentes sobre o ensino de línguas por tarefas no curso piloto de português como língua estrangeira a distância no CELIN-UFPR. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2016.
SHIBAYAMA, A. N. Reflexões sobre a implementação da oralidade no projeto de ensino de português como língua estrangeira a distância no CELIN-UFPR. 2020. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciência Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Agência UFPR Internacional, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. Disponível em https://internacional.ufpr.br/portal/pec-g/ Acesso em 20 de agosto de 2021.
UFPR Virtual, 2021. Disponível em: https://ufprvirtual.ufpr.br/ Acesso em 02 de agosto de 2021.
WILLIS, J. A. A framework for task-based learning. London: Longman, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REPLI utiliza a licença CC BY-NC 4.0 do Creative Commons (CC), preservando assim a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
A REPLI informa, também, que todos os textos publicados são de autoria de seu(s) autor(es), não cabendo à revista, seus editores ou organizadores nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo publicado.