Abordagens decoloniais no ensino de Português como Língua Estrangeira

Autores

Palavras-chave:

Português como Língua Estrangeira, Ensino de Línguas, Decolonialidade, Pedagogia Crítica, Tecnologia.

Resumo

A fim de promover um ensino de Português como Língua Estrangeira comprometido em desconstruir quaisquer discursos discriminatórios advindos de falantes não-nativos do Português Brasileiro, acerca das etnias negra e indígena, da representação da mulher e das culturas nordestinas, esse artigo transita pelo Ensino-Aprendizagem de Línguas numa perspectiva decolonial, destacando teóricos que discorrem acerca da Interculturalidade (WALSH, 2009; 2013) e Pedagogia Crítica (FREIRE, 1996; hooks, 2013), no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Diante da prevalência do ensino remoto online, essa pesquisa apresentará sugestões de atividades mediadas pelas tecnologias digitais. Adams et al (2017) e Pardo (2019) são os autores que fundamentam o escopo metodológico ancorado na autoetnografia.

Biografia do Autor

Jaqueline Santos de Souza, Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda em Linguística Aplicada e Mestre em Língua e Cultura pelo Instituto de Letras da UFBA/PPGLINC; Graduada em Letras com Inglês pela UCSAL e Especialista em EJA. Docente de Língua Portuguesa e Inglesa na rede pública de Salvador e Lauro de Freitas-BA, além de ensinar Português como segunda língua para estrangeiros falantes do Inglês. Integra o grupo de pesquisa REPENSE e Rede Kunhã Asé de Mulheres nas Ciências.

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

de Souza, J. S. (2023). Abordagens decoloniais no ensino de Português como Língua Estrangeira. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(2), 153–170. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/62847