Perda por redução ao valor recuperável do goodwill: value relevance em empresas listadas na B3

Auteurs-es

  • Danielle Gonçalves Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gustavo Henrique Dias Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Laura Edith Taboada Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI :

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59754

Résumé

A NBC TG 15 – Combinação de Negócios surgiu com a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade para as Normas Internacionais. No processo de reconhecimento e mensuração de uma combinação de negócios, pode surgir a figura do ágio derivado por expectativa de rentabilidade futura (goodwill). Assim como outros ativos, o goodwill está sujeito ao teste de redução ao valor recuperável. Quando registrada a perda por impairment, ela impacta na redução do lucro da companhia. O conteúdo informacional das demonstrações contábeis sugere que os preços das ações no mercado se ajustam às informações relevantes disponíveis (IUDÍCIBUS; LOPES, 2004). Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar de que forma a divulgação da informação de perda por redução ao valor recuperável do goodwill, influencia os preços das ações. A abordagem do problema de pesquisa foi considerada como quantitativa, utilizando-se do modelo econométrico de Mínimos Quadrados Generalizados (GLS). Quanto aos objetivos da pesquisa, ela foi considerada como descritiva, utilizando-se da estratégia documental. Foram analisadas 105 empresas não-financeiras listadas na B3, no período de 2010 a 2017. No que tange aos resultados encontrados, identificou-se uma influência negativa e significativa da variável perda por impairment/número de ações sobre o preço da ação três meses após o encerramento do exercício. As variáveis lucro líquido por ação e goodwill/número de ações apresentaram influência positiva e significativa sobre a variável resposta preço da ação. Concluiu-se com essa pesquisa que o mercado de ações reage às perdas por impairment registradas pelas empresas. E, quanto maior o lucro e mais ativos que gerem expectativa de rentabilidade futura as companhias tiverem, mais valorizadas elas serão no mercado de capitais.

Bibliographies de l'auteur-e

Danielle Gonçalves Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gustavo Henrique Dias Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela UFMG.

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Laura Edith Taboada Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza

Professora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Téléchargements

Publié-e

2021-05-10

Comment citer

Silva, D. G., Souza, G. H. D., Avelino, B. C., & Pinheiro, L. E. T. (2021). Perda por redução ao valor recuperável do goodwill: value relevance em empresas listadas na B3. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 25(2), 140–157. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59754

Numéro

Rubrique

Artigos