UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
DOI:
https://doi.org/10.12979/7265Resumen
Neste trabalho discute-se o caso da utilização de Preços de Transferência entre filiais de uma empresa pública de prestação de serviços. A questão básica é que a filial que captava o serviço ficava com todo o valor cobrado ao cliente, muito embora a conclusão do mesmo viesse a ser feita em outra filial. O trabalho compara o faturamento das 28 filiais durante o período de 3 anos antes e 3 anos depois da adoção do procedimento, assim como o valor das despesas e custos ocorridos em ambos os períodos. Como era de se esperar, a adoção de Preços de Transferência trouxe mais uniformidade na relação entre faturamento e gastos das unidades. Entretanto, a análise mais detalhada dos resultados alcançados permite supor que as unidades que se beneficiaram com a referida prática, ou seja, tiveram seu faturamento aumentado através da apropriação parcial no faturamento dos serviços originados em outras unidades, acabaram por aumentam relativamente seus gastos. Assim, haveria indícios de que o aumento do faturamento teria ensejado um aumento das despesas e dos custos destas unidades.Descargas
Publicado
2013-08-30
Cómo citar
Brito, E. de A., Lima, Álvaro V., & de Carvalho, F. A. A. (2013). UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 18(2), 65–80. https://doi.org/10.12979/7265
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.