VALORAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL DE HERITAGE ASSETS: ESTUDO APLICADO AO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34052Palabras clave:
Heritage Assets, Valoração Econômica, Valoração Cultural, Disposição a pagarResumen
O desafio dos gestores públicos está em encontrar uma medida objetiva que possa dar um valor justo aos ativos culturais, principalmente para aqueles que não são comercializados. Este artigo tem como objetivo identificar a disposição a pagar de um museu pelo seu uso, caracterizando também quais são as dimensões culturais que recaem sobre o valor econômico de cada ativo cultural. A metodologia utilizada foi a survey. Teve como foco de mensuração dois heritage assets do Museu de Geociências da Universidade de Brasília: o Meteorito Sanclerlândia e o Quartzo Hialino. Foram aplicados 263 questionários ao público da Universidade, no mês de maio e junho de 2016, para encontrar tanto os valores econômicos quanto culturais e educacionais, o que permitiu realizar uma análise comparativa entre os resultados encontrados. Conclui-se que há uma divergência entre o valor da disposição a pagar e valor atribuído entre pessoas com níveis diferentes de escolaridade para as rochas, mas não para todas demais dimensões.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.