M-Learning: Percepção de estudantes sobre o uso dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de pós-graduação em contabilidade
Abstract
A aprendizagem por meio da tecnologia m-learning tem oportunizado melhoria no ensino, através da interação e autonomia dos estudantes e facilidade na aplicação pelo professor. Nesse contexto esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos pós-graduandos de universidades públicas e privadas quanto ao uso do m-learning no processo de ensino-aprendizagem. A amostra do estudo é composta por 102 estudantes das 22 universidades públicas e privadas do Brasil, que possuem pós-graduação em contabilidade. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, com questões fechadas. A técnica utilizada para análise dos dados foi análise fatorial exploratória que identificou os fatores que indicam a percepção do uso do m-learning pelos estudantes. Os resultados evidenciam que a maioria dos respondentes já utilizaram e/ou utilizam a aprendizagem móvel e indicaram que quanto aos benefícios que esta oferece é: “maior facilidade de acesso e em diferentes horários do dia”, dessa maneira, um fator considerado relevante. Este estudo contribuir ao demonstrar que o uso de dispositivos móveis coopera na aprendizagem e que os benefícios vão além das salas de aulas, já que possibilita tanto aos gestores, quanto aos professores maior visibilidade deste meio para o processo do ensino-aprendizagem.
References
ABECH, M., COSTA, C.A., BARBOSA, J.L.V. RIGO, S. J., RIGHI, R. A model for learning objects adaptation in light of mobile and context-aware computing. Personal and Ubiquitous Computing, v. 20, n. 2 p. 167–184, 2016. Doi: 10.1007/s00779-016-0902-3
ALCAIDE, T. C. H., SOLÍS, M. H., HONTORIA, J F. Online learning tools in the era of m-learning: utility and attitudes in accounting college students. Sustainability. v.12, n. 12, p. 5171, 2020. Doi:10.3390/su12125171
AL-EMRAN, M., ELSHERIF, H. M., SHAALAN, k. Investigating attitudes towards the use of mobile learning in higher education. Computers in Human Behavior. v. 56, p.93-102, 2016. Doi: 10.1016/j.chb.2015.11.033.
BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Prentice-Hall, 1986.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 01-13, Sem II, 2008.
DAMÁSIO, B. F. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 11, n. 2, p. 213-228, 2012.
FÁVERO, L. P. L.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. São Paulo: Elsevier, 2017.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Attitude, Intention and Behavior: An Introduction to Theory and Research Reading. MA: Addison-Wesley, v. 6, 1975.
GIKAS, J.; GRANT, M. M. Mobile computing devices in higher education: student perspectives on learning with cellphones, smartphones & social media. The Internet and Higher Education, v.19, p.18-26, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
HAIR JÚNIOR, J. F.; BLACK, W.C., BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E; TATHAN, R. L. Análise Multivariada de Dados. 6 ed, Porto Alegre: Bookman, 2009.
HOLTZBLATT, M.; TSCHAKERT, N. Experimental learning via and innovative inter. University IFRS Student Video Competition Accounting Education: An International Journal. v. 20, n. 4, p. 349-372, 2011. Doi: 10.1080/09639284.2010.515717
KAISER, H. F. The application of electronic computers to factor analysis. Educational and psychological measurement, v. 20, n.1, 1960. DOI: https://doi.org/10.1177/001316446002000116
MARTINS, A. S. R. Tecnologias digitais na educação superior contábil: a percepção dos estudantes com o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, à luz da UTAUT e da teoria histórico-cultural de Vygotsky. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Rio Grande, 2019.
MARTINS, A. S. R.; QUINTANA, A. C. Fatores que influenciam a intenção de uso de um APP na Educação Superior. In.: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 19, São Paulo, 2019. Anais [...] USP: São Paulo, 2019.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. N. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
MATOSKI, A.; VEIGA, B. P.; SILVA, M. T. Q. S.; RIBEIRO, D. G. F.; ALBERTI, M. E. Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 4673-4687, 2020.
MATZAVELA, V., ALEPIS, E. M-learning in the covid-19 era: physical vs digital class. Education and Information Technologies, v. 26, p. 7183–7203, 2021. Doi: 10.1007/s10639-021-10572-6
MONDINI, V. E. D. Relação entre fatores de aceitação da tecnologia e a retenção de alunos em cursos On-line. 2017. 221 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis e Administração) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.
PÉREZ, A. G.; DÍAZ, M. J. S. Aspectos pedagógicos, tecnológicos y de interacción social del aprendizaje móvil: revisión sistemática de literatura. Educatio Siglo XXI. v. 39, n. 1, p. 257-280, 2021. Doi: 10.6018/educatio.469271
PIMMER. C., MATEESCU. M. GRÖHBIEL. U. Mobile and ubiquitous learning in higher education settings. A systematic review of empirical studies. Computers in Human Behavior. v. 63, out. p. 490-501, 2016. Doi: 10.1016 / j.chb.2016.05.057.
SANTOS, C. K. S.; CAMPOS, L. C.; MIRANDA, G. J. Sistema de Resposta do Estudante: quando o celular não é o vilão. In. CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 20., São Paulo, 2020. Anais [...] USP: São Paulo, 2020.
SILVA JÚNIOR, S. D.; COSTA, F. J. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de likert e phrase completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia. São Paulo, Brasil, v. 15, p. 1-16, outubro, 2014.
SILVA, B. H. P.; SAMÁ, S.; LUNARDI, G. L. Motivos de uso e benefícios percebidos pelos estudantes do ensino superior no uso dos dispositivos móveis no ambiente educacional. Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, p. 1-10, dez. 2017.
VENKATESH, V., MORRIS, M. G., DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.
YAWSON, D. E.; YAMOAH, F. A. Gender variability in E-learning utility essentials: Evidence from a multi-generational higher education cohort. Computers in Human Behavior. v. 114, p. 106558, jan. 2021. Doi: 10.1016/j.chb.2020.106558
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.