Qualidade dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis no Brasil e nos EUA: o papel das associações profissionais, das certificações contábeis e do governo
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i3.59164Palavras-chave:
Dimensões da qualidade, Ensino Superior, Educação ContábilResumo
O objetivo deste artigo é compreender semelhanças e diferenças entre o conceito de qualidade na educação contábil no Brasil e nos EUA e o papel que as organizações profissionais e o governo desempenham nesse contexto. As dimensões da qualidade (Harvey; Green, 1993) foram a base teórica da pesquisa. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa baseada em pesquisa documental. Os documentos públicos, recuperados de sites oficiais das organizações no ano de 2020, incluem relatórios de conselhos profissionais, de conselhos federais de contabilidade e governamentais. Os resultados mostram que, no contexto brasileiro a noção de qualidade como adequação ao propósito é destacada, e, no contexto americano, a noção de qualidade como perfeição e custo-benefício é mais evidente. Observa-se que as associações profissionais têm um comportamento mais semelhante nos dois países, enquanto as certificações de qualidade escolar nos EUA (aferida pela AACSB) apresentam muitas diferenças com as certificações no Brasil (aferida pelo governo federal). A principal contribuição desta pesquisa é mostrar que a qualidade da educação contábil é um conceito padronizado quando declarado por entidades reguladoras da educação (governo brasileiro e a AACSB nos Estados Unidos), mas é um conceito impulsionado pelas partes interessadas quando a qualidade é vista por entidades reguladoras (CFC no Brasil e AICPA nos EUA).
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