Construção de um referencial metodológico para a apresentação da contabilidade ambiental empresarial
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i1.50683Palavras-chave:
Gestão Ambiental Empresarial. Contabilidade. Contabilidade Ambiental. Relatórios Ambientais. Evidenciação Ambiental.Resumo
O impacto ambiental das atividades produtivas das organizações tem se tornado um assunto cada vez mais relevante dentro do meio empresarial e acadêmico. Com isso, instrumentos e metodologias que busquem a mitigação deste impacto, ganham força estratégica dentro da área de gestão. Desta forma, a contabilidade ambiental busca destacar os eventos e transações econômico-financeiras relacionados com o meio-ambiente e que causam influência no patrimônio das organizações. Com intuito de relacionar as principais variáveis que devem constar nos relatórios de contabilidade ambiental, este trabalho teve por objetivo a construção de um referencial metodológico. A partir dos conceitos encontrados e de uma pesquisa bibliográfica na base SCOPUS, que encontrou modelos com padrões utilizados em diversos países, foi possível o levantamento de 42 contas ambientais contemplando os ativos, passivos, receitas, custos e despesas ambientais. O referencial proposto visa trazer mais um suporte para que as organizações tenham um ponto de partida na busca de dar maior relevância para os aspectos ambientais dentro de sua contabilidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.