VALORAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL DE HERITAGE ASSETS: ESTUDO APLICADO AO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34052Keywords:
Heritage Assets, Valoração Econômica, Valoração Cultural, Disposição a pagarAbstract
O desafio dos gestores públicos está em encontrar uma medida objetiva que possa dar um valor justo aos ativos culturais, principalmente para aqueles que não são comercializados. Este artigo tem como objetivo identificar a disposição a pagar de um museu pelo seu uso, caracterizando também quais são as dimensões culturais que recaem sobre o valor econômico de cada ativo cultural. A metodologia utilizada foi a survey. Teve como foco de mensuração dois heritage assets do Museu de Geociências da Universidade de Brasília: o Meteorito Sanclerlândia e o Quartzo Hialino. Foram aplicados 263 questionários ao público da Universidade, no mês de maio e junho de 2016, para encontrar tanto os valores econômicos quanto culturais e educacionais, o que permitiu realizar uma análise comparativa entre os resultados encontrados. Conclui-se que há uma divergência entre o valor da disposição a pagar e valor atribuído entre pessoas com níveis diferentes de escolaridade para as rochas, mas não para todas demais dimensões.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.