• 1Tenho ciência que enviarei o Comprovante de aprovação da pesquisa por comissão de ética (nos casos em que se aplica) 2Modelo de página de identificação pagina-identificacao 3Modelo de termo de aceite 4Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta 5Checklist (guia de relato de pesquisa) preenchido de acordo com o desenho do estudo, nos casos em que se aplica (ver modelos em https://www.equator-network.org/).
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar os itens exigidos nessa etapa.

Após a submissão, a Comissão Editorial da Revista irá averiguar se todas as orientações da submissão foram atendidas, e inicializará o processo de publicação do artigo.

Itens exigidos na submissão:
1. Modelo de direitos autorais
2. Comprovante de aprovação da pesquisa por comissão de ética, nos casos em que se aplica
3. Modelo de página de identificação
4. Modelo de termo de aceite
5. Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta
6.Checklist (guia de relato de pesquisa) preenchido de acordo com o desenho do estudo, nos casos em que se aplica (ver modelos em https://www.equator-network.org/).

Todas as normas de publicação encontra-se em: https://rbgg.com.br/

Política padrão de seção

Artigo Original

São relatos de trabalho original, destinados à divulgação de resultados de pesquisas inéditas de temas relevantes para a área pesquisada, apresentados com estrutura constituída de Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão, embora outros formatos possam ser aceitos. Os autores devem utilizar a orientação que indicamos para cada tipo de estudo em Orientação para preparação de manuscritos.

Para aceitação de artigo original abrangendo ensaios clínicos será solicitado o número de identificação de registro dos ensaios.

Máximo de 4.000 palavras, excluindo resumo, referências bibliográficas, tabelas e figuras. Máximo de 35 referências e de 5 tabelas e/ou figuras.

Artigo de Opinião

São textos de opinião livre capazes de fomentar uma reflexão e discussão sobre temas de interesse para a Geriatria e Gerontologia, desenvolvidos com qualidade científica e ética.

Máximo de 4.000 palavras, excluindo resumo, referências bibliográficas, tabelas e figuras. Máximo de 30 referências e de 4 tabelas e/ou figuras. Devem incluir Resumo e duas a cinco Palavras-chave.

Revisão Sistemática

É uma revisão planejada para responder a pergunta específica, objeto da revisão. É feita por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, e descreve o processo de busca dos estudos, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos.

Revisão Integrativa

Método de revisão amplo, que permite incluir literatura teórica e empírica, bem como estudos com diferentes abordagens metodológicas (quantitativa e qualitativa). Os estudos incluídos na revisão devem ser analisados de forma sistemática em relação aos seus objetivos, materiais e métodos.

Os autores devem utilizar a orientação que indicamos para cada tipo de estudo Orientação para preparação de manuscritos.

Máximo de 4.000 palavras, excluindo resumo, referências. Máximo de 50 referências e de 5 tabelas e/ou figuras.

Revisão de Escopo

Mapeamento da literatura com relação a métodos, análises de dados, variáveis, conceitos etc. utilizados sobre determinado assunto que ainda não se tem muito conhecimento produzido. Em geral, tem o objetivo de nortear a execução de posterior revisão sistemática ou metanálise. Parte de uma busca mais ampla e aprofunda utilizando os descritores e referências encontrados inicialmente para direcionar mais precisamente para o que se publicou sobre o assunto.

Relatos de caso

Relatos inéditos, de descrição bem documentada, relacionados ao campo temático da revista. Esta categoria tem por função anunciar novas variações de processos de doença, tratamento ou resultados inusitados etc.), enquanto ainda não houve tempo de uma análise com maior número de casos para submeter como "artigo original". Os autores devem informar, na argumentação do texto, os aspectos relevantes e sua relação aos casos publicados anteriormente na literatura da área. Devem apresentar Introdução, Método, Resultados (relatando a experiência inédita), Discussão e Conclusão.

Recomendamos consultar as orientações para relato de caso: http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/care/

Máximo de 3.000 palavras, excluindo resumo e referências. Máximo de 25 referências e de total de 3 tabelas/figuras/quadros.

Atualizações

Debate sobre tema já consolidado, mas que ganhou nova discussão e reflexão. Trabalhos descritivos e interpretativos, com fundamentação sobre a situação global em que se encontra determinado assunto investigativo, ou potencialmente investigativo.

Máximo de 3.000 palavras, excluindo resumo, referências. Máximo de 25 referências e de 3 tabelas e/ou figuras.

Comunicações breves

Relatos breves, de resultados preliminares de pesquisa com estudos em andamento ou que tenham sido concluídos recentemente antecipando resultados inovadores. Necessitam ser publicados com urgência por demonstrar fortes indícios de relações entre variáveis que possam levar a riscos à saúde pública, ainda que nem todas as hipóteses alternativas ou nem todos os efeitos tenham sido compreendidos totalmente.

Máximo de 1.500 palavras, excluindo resumo, referências. Máximo de 10 referências e uma tabela/figura.

Carta ao editor

É uma manifestação de opinião perante ao editor da Revista.

Máximo de 600 palavras, excluindo referências. Máximo de referências: 08.