Uma análise sobre o controle de convencionalidade brasileiro à luz da dimensão preventiva da educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.12957/publicum.2022.74030Keywords:
Direitos Humanos, Controle de Convencionalidade, Poder Judiciário, Educação em direitos humanos.Abstract
O presente artigo almeja analisar o potencial transformador e emancipatório da educação em direitos humanos (EDH) no marco do controle de convencionalidade exercido pelo estado brasileiro, integrante do sistema regional americano. Questiona-se de que modo a dimensão preventiva da EDH contribui para a efetivação dos direitos consagrados em tratados internacionais e também construídos pela via hermenêutica. A pesquisa possui natureza exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Vale-se ainda de extensa pesquisa bibliográfica e documental. Constitui-se como prioridade deste texto, em momento preliminar, a compreensão dos direitos humanos, dos sistemas internacionais de proteção e do processo interamericano averiguatório da responsabilidade estatal por violação a direitos humanos. Na sequência, será enfatizada a doutrina do controle de convencionalidade sob os vieses histórico, normativo e conceitual, para então compreender os desdobramentos oriundos das correntes doutrinária e jurisprudencial em relação ao status hierárquico das convenções de direitos humanos incorporadas ao ordenamento jurídico do Brasil. Por último, discutir-se-á acerca da EDH em sua dimensão preventiva e quais os desafios a serem contornados pelo Poder Judiciário para promover o diálogo das fontes e das jurisdições (interna e internacional) em prol da tutela da dignidade humana. Conclui-se ser factível vislumbrar o controle de convencionalidade à luz da EDH, uma vez que a proteção dada aos direitos fundamentais se torna mais acentuada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author(s) of the paper declare(s) to know and agree to the following rules:
1) The author(s) undertook the work presented to the journal, being entirely responsible for the ideas and concepts therein transmitted, which do not necessarily correspond to the point of view of Publicum’s Editors.
2) The ethical principles alluded to in the evaluation policy of the journal [RDN1] were met in the conduction of the work presented to submission.
3) The author(s) assume(s) authorship and responsibility for their work, declaring that it does not infringe any third party intellectual property rights.
4) The author(s) take(s) full responsibility for moral or patrimonial damages that the distribution of the work may generate to third parties.
5) The author(s) grant(s) the journal the rights to reproduce, edit and first publish the paper in any media – in particular in digital form – in an electronic archive on the Internet.
6) The author(s) confer(s) the right to the editors to modify the text submitted, without prejudice of its contents, when necessary to standardize the presentation of the works and to meet the norms of the journals’ own edition.
7) The author(s) agree(s) to the final form of the paper approved by the journal.
8) The author(s) authorize(s) the disclosure of the paper in the channels of communication of the Faculty of Law of UERJ.
9) The author(s) agree(s) with the reproduction of short extracts from the paper in other UERJ publications.
10) The author(s) recognize(s) that, through the abovementioned assignment and authorizations, he/she/they will not receive payment under any modality, meaning these will have the nature of scientific collaboration.
11) The author(s) is(are) aware that publication of the work may be refused if it is not considered appropriate, for any reason, whatsoever, and such refusal does not create responsibility and/or burdens of any kind to the journal or UERJ.
[RDN1]Ver COPE.
Publicum está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.