O Fenômeno Religioso na Pós-Modernidade
Reflexões a partir do ordenamento jurídico brasileiro
Palavras-chave:
Liberdade Religiosa, Pós-modernidade, Religião.Resumo
A presente pesquisa objetiva realizar uma reflexão acerca do fenômeno religioso na pós-modernidade. Para tal, vale-se do método hipotético-dedutivo e do procedimento de prospecção bibliográfica a pesquisa estudando, por primeiro, o direito à Liberdade Religiosa no Brasil, seguido de reflexões sobre a pós-modernidade, com o intuito de compreender seu conceito e características do indivíduo pós-moderno. Por fim, a pesquisa refletirá sobre a relação entre indivíduo pós-moderno e religião, no intuito de compreender o fenômeno religioso na pós-modernidade.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. O direito na pós-modernidade. Revista Sequência. N. 57, dez. 2008.
BRANDÃO, Sebastião Hugo. Religião na pós-modernidade. Revista Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 56-72, jan./jun. 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 06 jun. 2023.
DALLARI, DALMO DE ABREU. Preâmbulos das Constituições do Brasil. Revistas USP, 2001. p.266. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/download/67503/70113. Acesso em 06 jun. 2023.
ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HERVIEU-LÉGER, D. La religion pour memoire. Paris: Cerf, 1993.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
LYOTARD, J. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MARTINS, Humberto. Liberdade religiosa e Estado Democrático de Direito. In: MAZZUOLI, Valério de Oliveira, SORIANO, Aldir Guedes (Coord.) Direito à liberdade religiosa: desafios e perspectivas para o século XXI. Belo Horizonte: Fórum, 2009.
MAZZUOLI, Valério de Oliveira, SORIANO, Aldir Guedes (Coord.) Direito à liberdade religiosa: desafios e perspectivas para o século XXI. Belo Horizonte: Fórum, 2009.
RATZINGER, J. Introdução ao cristianismo. São Paulo: Loyola, 2005.
ROJAS, E. O homem moderno. São Paulo: Mandarim, 1996.
RAMIRO, MARCUS GEANDRÉ NAKANO. A influência atual da Igreja Católica Apostólica Romana no Direito Brasileiro: Caso do julgamento da constitucionalidade do art. 5 da lei de biossegurança. Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2010.
SANTOS, Felipe M. dos & FARIA, Ana Clarice S. de. Religião e pós-modernidade. Rev. Filosófica São Boaventura, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 85-97, jan./jun. 2015.
SILVA MOREIRA, A.; DIAS OLIVEIRA, I. O futuro da religião na sociedade global. São Paulo: Paulinas, 2008.
TEREOKA, Thiago Massao Cortizo. A liberdade religiosa no direito constitucional brasileiro. Tese (Doutorado em Direito). 282F. p. 128. São Paulo – Universidade de São Paulo. 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-21062011-095023/pt-br.php. Acesso em: 10 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Julie Parra Fernandes Rufino, Marcus Geandré Nakano Ramiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor do trabalho declara conhecer e concordar com as regras a seguir:
1) Realizou o trabalho apresentado à revista, sendo inteiramente responsável pelas ideias e conceitos nele emitidos, que não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista dos Editores de Publicum.
2) Obedeceu, na realização do trabalho, os princípios éticos aludidos na política de avaliação da revista[RDN1] .
3) Assume a autoria e a responsabilidade pela obra, declarando que ela não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
4) Responsabiliza-se, integralmente, por danos de natureza moral ou patrimonial que a veiculação da obra venha a gerar a terceiros.
5) Cede à revista os direitos de reprodução, edição e primeira publicação do trabalho em qualquer meio midiático, em particular sob forma digital, em arquivo eletrônico online na internet.
6) Confere aos Editores o direito de modificar o texto apresentado, sem prejuízo de seu conteúdo, quando necessário para uniformizar a apresentação dos trabalhos e para atender as normas de edição próprias da revista.
7) Concorda com a forma final do trabalho aprovada pela revista.
8) Autoriza a divulgação do trabalho nos canais de comunicação da Faculdade de Direito da UERJ.
9) Concorda com a reprodução de pequenos trechos do trabalho em outras publicações da UERJ.
10) Reconhece que, pela cessão e autorizações acima referidas, não receberá remuneração sob qualquer modalidade, tendo estas o caráter de colaboração científica.
11) Tem ciência de que a publicação do trabalho poderá ser recusada caso não considerada conveniente, por qualquer motivo que seja, sendo que tal recusa não gera responsabilidade e/ou ônus de espécie alguma à revista ou UERJ.
[RDN1]Ver COPE.
Publicum está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.