O direito à educação como promotora da cidadania infantil: uma análise da proteção integral na Escola Municipal Jardim Nova Vida – Belém/PA

Autores

  • Lanaira da Silva Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS)
  • Arielle Bianka Calumby Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2021.64075

Palavras-chave:

Educação Infantil, Proteção Integral, Vulnerabilidade Socioeconômica.

Resumo

O presente trabalho tem como tema as correlações existentes entre o direito à educação e a cidadania infantil, justificado em razão de ser voltado para o estudo da promoção e efetivação dos direitos da criança, por meio da associação entre pesquisa e de campo. Para tanto, buscou responder o seguinte problema: se os direitos de cidadania – assegurados em caráter internacional, constitucional e legal – são efetivados na prática da educação infantil pública municipal e representam meios de concretização do princípio da proteção integral. Tendo como objetivo geral analisar a aplicação do direito à educação como promotora da cidadania infantil e as consequências ocasionadas às crianças e ao contexto social. A metodologia empregada é uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo e abordagem descritiva, realizada por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos, tanto físicos quanto disponíveis virtualmente em plataformas de pesquisa, dispostos ao longo do texto na modalidade autor data, concomitante a uma pesquisa empírica, realizada entre setembro e outubro de 2019, em uma escola municipal de educação infantil vinculada a Prefeitura Municipal de Belém-PA. Em sede de conclusão, verifica que a escola é situada em meio a um contexto social de extrema vulnerabilidade socioeconômica, diante do qual utiliza sua prática pedagógica para efetivação dos direitos da criança, buscando concretizar o princípio da educação integral por meio de incentivo à formação cidadã dos estudantes e garantia de acesso à lazer, alimentação e descanso.

 

Biografia do Autor

Lanaira da Silva, Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS)

Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio Sinos, na linha de pesquisa em Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos. Integrante do grupo de pesquisa Hermenêutica Jurídica, vinculado ao CNPq, e do DASEIN - Núcleo de Estudos Hermenêuticos.  É Advogada regularmente inscrita na OAB/SP e faz parte do corpo de pareceristas Ad Hoc da Revista da Defensoria Publica da União.

Arielle Bianka Calumby, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharela em Direito formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA).  Especializanda em Direito Constitucional. É advogada regularmente inscrita na OAB/PA e estagiária de Pós-graduação da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE/PA).

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

da Silva, L., & Calumby, A. B. (2022). O direito à educação como promotora da cidadania infantil: uma análise da proteção integral na Escola Municipal Jardim Nova Vida – Belém/PA. Revista Publicum, 7(1), 82–107. https://doi.org/10.12957/publicum.2021.64075

Edição

Seção

Artigos Científicos