Small claims class actions: a comparative analysis of the Brazilian and American systems from the perspective of positive externalities

Autores

  • Débora Chaves Martines Fernandes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2016.19914

Palavras-chave:

Ações Coletivas, Análise econômica do direito, Externalidades positivas, Direitos individuais homogêneos, Pedidos de baixo valor.

Resumo

Para que os particulares possam efetivamente obter a tutela judicial de seus direitos, algumas vezes os legisladores precisam intervir, criando mecanismos que viabilizem o ajuizamento de demandas que, do contrário, não seriam levadas aos tribunais. Uma das soluções processuais para esse problema é o que se denomina de ações coletivas com pedido ou reivindicação pequena. Neste artigo, defendemos que a dissuasão da prática de condutas ilícitas ou danosas deve ser o foco dessas soluções, uma vez que a compensação financeira individualmente devida nessas hipóteses é realmente baixa, deixando de funcionar, em si mesma, como motivação para que as pessoas atingidas busquem o Judiciário. Alguns sistemas jurídicos são mais bem estruturados para induzir a dissuasão através de ações coletivas com pedidos pequenos, bem como para gerar outras externalidades positivas, aumentando, em última análise, o bem-estar social. Neste trabalho, procuramos comparar os sistemas brasileiro e norte-americano e averiguar em que extensão cada um deles consegue produzir benefícios sociais e aumentar o bemestar. Identificado que a dissuasão não constitui o foco primário do sistema jurídico brasileiro, buscamos, ao final, propor algumas mudanças legislativas que aprimorem esse papel em debate.

Biografia do Autor

Débora Chaves Martines Fernandes, Universidade de São Paulo (USP)

Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (2006). É Mestre em Direito Processual da Universidade de São Paulo (2013), sob a orientação da Professora Ada Pellegrini Grinover. Recebeu o título de Master of Laws (LL.M) pela Harvard Law School em 2015. Tem experiência profissional na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processo Civil, além de experiência com pesquisa na área de Teoria Geral do Estado e Direito Processual Civil (pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo em projeto fomentado pelo Ministério da Justiça e pelo PNUD). Atualmente atua como advogada no escritório Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Fernandes, D. C. M. (2016). Small claims class actions: a comparative analysis of the Brazilian and American systems from the perspective of positive externalities. Revista Publicum, 2(1), 140–180. https://doi.org/10.12957/publicum.2016.19914

Edição

Seção

Artigos Científicos